Doutor Paulo Daher propõe dia de conscientização sobre amiloidose
Foi apresentado durante a sessão ordinária na manhã desta quinta-feira, 6, projeto de lei do vereador Doutor Paulo Daher (DEM) que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre a Amiloidose.
A amiloidose é uma doença caracterizada pelo depósito de proteína amiloide. O acúmulo de grandes quantidades de amiloide podem afetar o funcionamento normal de diversos órgãos. Os sintomas dependerão do local onde ocorre o acúmulo, que pode ser coração, pulmões, pele, língua, glândula tireoide, intestinos, fígado, rins, vasos sanguíneos, entre outros.
“A amiloidose é uma classe em uma lista crescente de disfunções de dobramento de proteínas. Embora haja muitos tipos de amiloidose, em todos os casos, as proteínas dobradas incorretamente, chamadas de amiloides, assumem um formato particular que torna difícil a decomposição pelo corpo”, explica o doutor. “Devido a esse dobramento incorreto, as proteínas amiloides se ligam entre si para formar fibras rígidas e lineares que se acumulam nos órgãos e tecidos do corpo.”
O objetivo da criação da data, segundo Daher, é contribuir para a integração de pacientes portadores de amiloidose e diminuir o isolamento, bem como aumentar o acolhimento e a inclusão social, além de conscientizar a sociedade e os profissionais da saúde acerca dos sintomas, características e tratamentos por meio da realização de campanhas educativas, cursos, exposições, publicações, reuniões e seminários.