Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Doutora Cristina homenageia projeto Escola Resíduo Zero

Doutora Cristina homenageia projeto Escola Resíduo Zero

por Guilherme Machado publicado 04/07/2019 16h40, última modificação 05/07/2019 11h01
Doutora Cristina homenageia projeto Escola Resíduo Zero

Foto: Marcelo do Vale

A vereadora Doutora Cristina (PSDB) homenageou na tarde desta quinta-feira (4) representantes do projeto Escola Resíduo Zero e de oito escolas da capital que implantaram o programa com a Comenda Leolídio Di Ramos Caiado. Esta honraria da Câmara Municipal de Goiânia é entregue àqueles que se destacaram na defesa e promoção do meio ambiente. 

Na abertura do evento, a parlamentar destacou a importância da educação ambiental na formação de crianças e adolescentes. “Nós acreditamos no processo de educação para que haja mudança de prática em relação ao meio ambiente, ensinando qual o melhor descarte dos resíduos, reaproveitamento dos rejeitos, entre outros.” 

O vereador Gustavo Cruvinel (PV), que é presidente da Comissão do Meio Ambiente, prestigiou a solenidade e elogiou a iniciativa de homenagear o projeto. “É dessa forma, por meio de homenagens como esta, que ajudamos a incentivar os programas de preservação do meio ambiente.” 

Em nome dos homenageados, falou Diógenes Aires de Melo, coordenador da Sociedade Resíduo Zero, criadora do programa. Ele lembrou que o projeto iniciou em 2017, com apoio financeiro do Ministério Público Estadual, e rendeu vários prêmios desde então. “Nosso projeto não seria nada sem vocês: professores e educadores apoiadores dessa causa.” 

As instituições de ensino que mais se destacaram na execução do projeto e receberam a comenda foram: Colégio Estadual de Período Integral Chico Mendes; Colégio Estadual do Setor Finsocial; Colégio Estadual Severiano de Araújo; Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos; Escola Municipal Marechal Ribas Júnior; Escola Municipal Professor Maria Nosídia Palmeira das Neves; Escola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias; e Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig. 

Sobre o Escola Resíduo Zero 

O projeto leva educação ambiental para as escolas com o objetivo de promover a cultura do resíduo zero, combatendo o consumismo e do desperdício por meio de ações pedagógicas focadas na Política Nacional de Educação Ambiental e na Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

O Escola Resíduo Zero ensina a reduzir a produção de resíduos, como identificar o que é possível ser reaproveitado, o que pode ir para a reciclagem e, ao final, como dar destinação ambientalmente adequada ao lixo que sobrou. 

Dentre as ações do projeto estão oficinas sobre compostagem e fabricação de composteiras de baixo custo. Com esse conhecimento, as escolas podem criar hortas em seus terrenos como forma de incentivar a educação ambiental e alcançar a autossuficiência de vegetais usados no preparo da alimentação para os alunos.