Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Dr.Gian propõe substituição de sacolas plásticas por biodegradáveis ou reutilizáveis em todos os estabelecimentos comerciais da Capital

por Patrícia Drummond publicado 05/02/2020 18h36, última modificação 05/02/2020 18h36

Em projeto de lei (número 2/2020) apresentado nesta terça-feira (4), na Câmara, o vereador Dr.Gian (PSDB) pretende proibir a distribuição e a venda de sacolas plásticas, bem como disciplinar a venda de sacolas biodegradáveis ou biocompostáveis a consumidores em todos os tipos de estabelecimentos comerciais de Goiânia. De acordo com a proposta, a ideia é que os consumidores sejam estimulados a optar pelas sacolas reutilizáveis em suas compras. A matéria também permite a distribuição ou a venda de sacolas biodegradáveis ou biocompostáveis.

“São consumidos, no mundo inteiro, aproximadamente, 1 milhão de sacos plásticos por minuto. Como a maioria das invenções do mundo moderno, os sacos plásticos estão relacionados à praticidade e ao conforto, porém, estes são os resíduos que mais causam impacto e degradação ao meio ambiente”, destaca Dr.Gian, lembrando que , na maior parte das vezes, as sacolas são usadas apenas uma vez e, depois, descartadas.

O parlamentar goianiense ressalta que as sacolas plásticas são as principais causadoras de entupimentos nas passagens de água nos bueiros e córregos, “contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos chuvosos”. Frisa, ainda, que a matéria-prima utilizada em sua fabricação – o polietileno – é uma substância não renovável, originada a partir do petróleo. Com isso, diz Dr. Gian, as sacolas demoram anos para se degradarem na natureza, além de poluir o meio ambiente no processo de decomposição, por meio da liberação do gás carbônico, um dos grandes causadores do efeito estufa.

“Com a conscientização sobre o quanto o uso das sacolas plásticas é prejudicial ao meio ambiente, algumas alternativas estão surgindo para tentar reduzir o seu uso. É nesse sentido que apresentamos essa proposta legislativa para substituir as sacolas comuns por sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis”, argumenta o vereador.