Dra. Cristina apresenta na ALESP projeto que beneficia vítimas de queimaduras
A vereadora Dra. Cristina (PSDB) participará, neste sábado, 31, do I Fórum de Prevenção em Queimaduras, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Como convidada de honra do evento, ela falará sobre políticas públicas em queimaduras, expondo projeto de sua autoria que garante às pessoas com sequelas graves de queimaduras o direito a receber assistência integral, para promover sua total reinserção social, por meio da reabilitação física, estética, psicológica, educacional e profissional. O projeto, que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia no último dia 21, será reelaborado para todo o Estado de São Paulo.
A matéria estabelece como sequela grave a perda total de membro ou órgão, perda integral de função de membro ou órgão, redução de função de membro ou órgão igual ou superior a 30%, danos estéticos por hipertrofia das cicatrizes, traumatismo ou danos psicológicos. A vereadora explica que, atualmente, não há políticas públicas para promover a inserção social das vítimas de queimaduras. “Queremos assegurar uma assistência integral especializada, que inclua não apenas o atendimento de urgência, mas também as cirurgias plásticas reparadoras, a reabilitação física e psicológica necessárias para devolver a autoestima a estes pacientes.”
De acordo com Dra. Cristina, a reabilitação física compreende o tratamento cirúrgico integral, inclusive o estético, o fornecimento gratuito de cirurgias reconstrutivas, com uso de tecnologias que envolvam substitutos cutâneos, malhas de compressão, lâminas de silicone, órtese, prótese ou outros materiais necessários à melhora do quadro clínico ou cirúrgico e a assistência especializada, prestada por equipe multidisciplinar.
Estarão presentes também no I Fórum de Prevenção de Queimaduras, realizado pela Liga de Queimaduras de São Paulo, na Alesp, o deputado federal Roberto de Lucena, os deputados estaduais Márcio Paschoal Giudicio e Alexander Muniz de Oliveira, a presidente do Fundacentro, do Ministério da Economia, Marina Brito Battilani, a presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras – Regional São Paulo, Maria Carolina Coutinho, e a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira.
Assessoria de Comunicação do gabinete