Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Dra. Cristina e setor do Turismo discutem Plano Diretor

Dra. Cristina e setor do Turismo discutem Plano Diretor

por Patrícia Drummond publicado 23/09/2019 15h45, última modificação 23/09/2019 15h45

Em Audiência Pública nesta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Dra. Cristina (PSDB) discutiu com o segmento do Turismo e com a Prefeitura as estratégias de desenvolvimento do setor contidas no novo Plano Diretor. Luciano Gomes do Prado, um dos coordenadores dos eixos temáticos do projeto, afirma que o Plano Diretor em discussão apresenta um avanço na área do Turismo em relação ao vigente, de 2007. Apesar disso, segundo ele, é possível que novas leis sejam aprovadas, beneficiando o setor, garantindo, por exemplo, incentivos fiscais. A vereadora, relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), destacou que uma emenda nesse sentido já havia sido aprovada para o Código Tributário, mas o prefeito retirou o projeto de tramitação. “Incentivar o empreendedorismo no Centro é uma das nossas preocupações”, disse Dra. Cristina.

O especialista em Economia Criativa, Décio Coutinho, também destacou a importância de revitalização do Centro, por meio de incentivos, inclusive para setores da economia solidária. Além disso, ele sugeriu a ocupação de bairros desocupados, como o Aeroviário, lembrando que locais semelhantes foram transformados em polos de gastronomia e cultura em outras cidades, como Belém, no Pará. “É preciso ter em mente que o desenvolvimento do Turismo é consequência da qualidade de vida da população”, afirmou. A vereadora Dra. Cristina sugeriu a elaboração de um Arranjo Produtivo Local (APL) do Turismo, para ser apresentada ao prefeito durante as discussões do Plano Diretor.

Zilma Campos Peixoto, também coordenadora dos eixos temáticos do Plano, garantiu que uma das prioridades da Prefeitura de Goiânia é a revitalização do Centro, incluindo as fachadas e o traçado histórico da cidade. De acordo com ela, alguns empresários iniciaram esse processo, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que, além de revitalizar sua antiga sede na avenida Goiás, adotou o coreto e o relógio da Praça Cívica, comprometendo-se a fazer a manutenção das obras.

A vereadora Dra. Cristina informou que serão organizadas visitas aos eixos de desenvolvimento estabelecidos no Plano Diretor. A primeira está marcada para o dia 2 de outubro, às 8h30, com saída do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), localizada no Jardim Goiás.


(Texto: Assessoria de Imprensa da vereadora Dra.Cristina / Foto: Jean Diego)