É realizada primeira audiência pública sobre LOA 2020
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 1, pelo vereador Welington Peixoto (MDB), a primeira audiência pública da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano de 2020. Estiveram presentes na reunião órgãos da Prefeitura; entidades de classe, organizações não governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs); sindicatos, Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); Rotary e Lions Club; Maçonaria; associações de moradores e outros.
Relator da LOA, Welington destacou a importância da realização desta primeira audiência. “Nós convidados todas as entidades e todos os secretários para podermos discutir o orçamento do próximo ano. O orçamento tem um ponto muito positivo que são as emendas impositivas, a serem destinadas para obras dos vereadores. É preciso destacar que é importante a participação dos vereadores e, principalmente, da população, para que eles tenham consciência, já que mostra tudo que irá acontecer na cidade de Goiânia no próximo ano”, justificou o vereador.
Ricardo de Val Borges, Superintendente de Planejamento Governamental da Secretaria de Finanças, também apontou a necessidade da participação da população nas audiências sobre a LOA. “Eu acho importantíssimo a população estar aqui, já que estamos tratando da Lei Orçamentária do próximo ano. Desta forma, eles podem acompanhar para onde serão destinadas as verbas para atender a população, construção de CAIS, CMEIs, pavimentação de ruas e entre outros. É importante a população estar inteirada do que está acontecendo, do que o Executivo está trazendo para a Câmara como proposta de execuções para as obras futuras da cidade”, complementou Ricardo.
O cronograma de emendas dos parlamentares termina no dia 22/11 e elas deverão ser entregues na Diretoria Legislativa ou na Sala da Comissão Mista. Segundo Wellington, o relatório final será entregue para apreciação da comissão no dia 03/12 e as votações em Plenário deverão ocorrer nos dias 05/12, a primeira e, a segunda no dia 10/12.
A próxima audiência pública será realizada no dia 08/11, à partir das 9 horas, na Sala de Reuniões da Presidência.