Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Ecossistemas criativos são propostos na subcomissão de Desenvolvimento Econômico

por Da Redação publicado 02/06/2020 17h10, última modificação 02/06/2020 17h37

A subcomissão do Desenvolvimento Econômico do Plano Diretor, realizou nesta terça-feira, 2, sua terceira reunião virtual.  A sugestão dos ecossistemas criativos a serem implantados nos polos de desenvolvimento, foi apresentada pelos técnicos do ITCO, Solemar Bretas e Deivid Allan, a pedido dos vereadores, em reuniões anteriores.

Esses ecossistemas construídos próximos aos terminais dos ônibus, ao longo de eixos do transporte já existentes, como a avenida Anhanguera, incentivariam atividades econômicas, culturais, convivência de forma sustentável. Outros locais estudados são o polo próximo a Senador Canedo, ao Aeroporto de Goiânia, no Setor Universitário, no Lago das Rosas, em Campinas, Fama (avenida Bernardo Sayão). Em alguns pontos haveria a requalificação urbana de pontos, com esses ecossistemas.

A discussão também abarcou a proposta do estudo do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) que é suporte para as macrozonas rurais que precisa ser revisado pois foi feito em 2007 e pode ser usado para a área nordeste do Município que está sendo desmatado e com a construção e condomínios clandestinos, segundo informaram as vereadoras presentes Priscilla Tejota e Sabrina Garcêz (ambas do PSD) e que é preciso definir o uso da região para que os pequenos produtores de produtos orgânicos e caseiros e para o turismo.

A vereadora Priscilla apresentou duas sugestões: destinar uma área afastada do centro da cidade para construção de espaço para shows, que atualmente são feitos no estacionamento do Estádio Serra Dourada, área próxima a residências, que foi apelidado de Caipiródromo.

A outra sugestão da parlamentar é planejar a retirada do Zoológico do setor Oeste e a transferências dos animais para áreas de reserva florestal, deixando a atual área para um parque cultural e de convivência. (Assessoria vereador Lucas Kitão, pres. Comissão Mista).