Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Edgar Duarte propõe testes de Transtorno do Espectro do Autismo em Cais, escolas e creches

por Da Redação publicado 19/02/2021 12h34, última modificação 19/02/2021 12h35

O Vereador Edgar Duarte apresentou, nesta quinta-feira, 18, projeto de lei para a aplicação do teste "M-Chat" nas unidades de saúde, creches e escolas municipais. O questionário pode auxiliar no diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro do Autismo. A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orientam que toda criança seja triada entre 18 e 24 meses de idade para o TEA, mesmo que não tenha sinais clínicos claros deste diagnóstico ou de outros atrasos do desenvolvimento.

A aplicação do teste "M-Chat", segundo o vereador, tem baixíssimo custo, não precisa ser administrado por médicos e não causa desconforto aos pacientes. “Quanto mais cedo a intervenção for feita, melhores oportunidades de desenvolvimento serão dadas às crianças. Nosso objetivo é tornar o TEA cada vez mais visível, com todo o amparo que o poder público pode dar para as pessoas que estão no espectro”, afirma Edgar.