Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Eduardo Suplicy debate Renda Básica de Cidadania em Goiânia

Eduardo Suplicy debate Renda Básica de Cidadania em Goiânia

por Da Redação publicado 10/06/2022 20h20, última modificação 14/06/2022 17h22
Audiência pública abordou conceitos e experiências relacionados a projeto defendido há mais de 30 anos por vereador paulistano

A convite do vereador Mauro Rubem (PT) e da deputada estadual Adriana Accorsi (PT), o ex-senador e atual vereador por São Paulo Eduardo Suplicy (PT) participou de audiência pública, nesta sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa de Goiás. A discussão envolveu conceitos e experiências relacionados à Renda Básica de Cidadania. Suplicy, economista pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, defende o projeto há 30 anos e acompanhou casos de sucesso em todo o mundo.

Suplicy explicou que a Renda Básica de Cidadania é um programa social de transferência de renda incondicional, suficiente para sustento de uma vida livre e digna. Com a Renda Básica, segundo ele, elimina-se a burocracia de atestar o quanto se ganha e a dependência de um benefício. “Não importa o quanto a pessoa obterá com seu trabalho remunerado, o lucro será dela, independente de receber a Renda Básica. Isso estimula o progresso. Trata-se de garantir dignidade e liberdade ao ser humano, que poderá escolher melhor sua atividade, não precisando aceitar qualquer coisa para garantir seu sustento”, afirmou.

Como exemplos bem-sucedidos da aplicação da Renda Básica de Cidadania, Eduardo Suplicy apontou o Alasca (nos Estados Unidos), Macau (região autônoma na China) e até mesmo cidades brasileiras, como Maricá (RJ). Em todos os casos, o programa é aprovado pela população e o benefício aumentou com o passar dos anos. Para o vereador paulistano, o Brasil deu um passo rumo à Renda Básica quando o ex-presidente Lula criou o Bolsa Família. A expectativa, de acordo com ele, é de que o projeto seja aplicado em sua totalidade num futuro governo petista.

Com aumento do número de brasileiros em situação de miséria, Mauro Rubem acredita que a medida seja o que Goiânia e o Brasil precisam. “Ao inserirmos os mais vulneráveis no orçamento público, damos passos importantes em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.”

A audiência pública também contou com participação do ex-reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, Denise Carvalho e Manu Jacob. Eduardo Suplicy aproveitou a visita a Goiânia para lançar seu mais recente livro, “Um Novo Jeito de Fazer Política”, escrito em parceria com Mônica Dallari.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador Mauro Rubem