Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Elias denuncia falta de medicamentos para doentes com leucemia

Elias denuncia falta de medicamentos para doentes com leucemia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 09/08/2017 12h32, última modificação 09/08/2017 12h32

Na sessão de hoje (9), o vereador Elias Vaz (PSB) criticou a Secretaria Municipal de Saúde pela negativa no fornecimento de medicamentos para pacientes em tratamento de leucemia no Hospital das Clínicas. Através de requerimento,  o vereador pediu explicações à secretária Fátima Mrué. E afirmou: "Trata-se de um absurdo, um profundo desrespeito com a vida humana. Exigimos esclarecimentos do Paço sobre esse assunto".

Segundo Elias, os pacientes em tratamento de leucemia/mielóide crônica no HC fazem uso do medicamento Dazatinibe 100 ml. E que o hospital fornecia gratuitamente o produto, que era adquirido com recursos do governo federal.

"Mas, estranhamente, o governo suspendeu os repasses, alegando que a responsabilidade pela aquisição e fornecimento do produto era da Prefeitura de Goiânia. A Secretaria foi notificada e recusou fornecer o dazatinibe. Quer dizer, uma coisa bizarra, pois a recusa prejudica enormemente o tratamento dos portadores da leucemia. Ademais, a maioria não tem a mínima condição de arcar com a compra do remédio.O município não pode simplesmente virar as costas para um grave com esse", destacou o vereador do PSB.

Vários vereadores criticaram a secretária Fátima Mrué, como fez Paulo Magalhães, do PSD: "Essa senhora pode ser uma grande cientista. Mas como secretária da Saúde é uma incompetente. Sua atitude prova o descaso com que ela trata a saúde no município". Carlin Café, PPS, completou dizendo que "a secretária como gestora é um fracasso absoluto. Será que ela não se comove com vidas sendo ceifadas? Na verdade, a saúde é zero na atual administração".