Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Elias diz que pode requerer impeachment de Iris por descumprir Lei Orgânica

Elias diz que pode requerer impeachment de Iris por descumprir Lei Orgânica

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 10/04/2018 12h12, última modificação 10/04/2018 12h12

"Ao descumprir o que determina a Lei Orgânica do Município, que é a nossa constituição municipal, o prefeito Iris Rezende, MDB, incorre em ilegalidade clara e isso pode desembocar num pedido de impeachment dele aqui na Casa". A declaração foi feita pelo vereador Elias Vaz, PSB, na sessão de hoje (10) da Câmara, ao criticar o prefeito por ter nomeado o novo presidente da Comurg, Aristóteles de Paulo e Souza Sobrinho, sem o mesmo ser sabatinado pelos vereadores, com determina a Lei Orgânica.

Elias Vaz, porém, reconheceu que esse não seria o melhor caminho, "mas que diante das constantes agressões do Paço à Lei o impedimento dele torna-se uma possibilidade jurídica clara. Mas o prefeito não respeita esta Casa, abusa das nossas decisões legais, aprovadas por votações em plenário, de forma democrática. Reafirmo, o senhor Iris não respeita este Poder".

O vereador do PSB lembra ter entrado ontem (9) com um mandato de segurança contra a nomeação de Aristóteles Sobrinho para a Comurg. Ele lembra que sua emenda à LOM foi aprovada por 25 vereadores, em dezembro do ano passado. Pela Lei, portanto, cita Elias, os indicados para a presidência de órgãos da administração indireta, como agências, companhias e autarquias, precisam de aval da Câmara para assumir os cargos

ÓRGÃOS

Ou seja, explica o vereador, os candidatos à presidência da AMMA, Comurg, CMTC, Agetul, Guarda Civil Metropolitana, Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (ISPM) e Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais (IMAS) precisam ser sabatinados pela Câmara antes de assumir os respectivos cargos. "A nomeação depende da maioria simples da Casa", reafirma Elias.

O assunto foi comentado em plenário pelo líder do Prefeito, Tiãozinho Porto, Pros, que defendeu a abertura de diálogo entre o Paço e a Câmara: "Vou falar com o prefeito sobre o assunto e concordo que é necessário e importante o diálogo".

Ao concluir, Elias Vaz disse que respeita e tem admiração pelo novo presidente da Comurg, Aristóteles Sobrinho, mas que a Lei precisa ser cumprida e "não atropelada como faz o Prefeito de Goiânia. Essa sabatina é importante para sabermos das pretensões e capacidade do indicado para o cargo. Queremos saber, por exemplo, o que ele pretende fazer para resolver a situação da Comurg. É a transparência necessária na administração pública".