Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Elias Vaz denuncia falta de atendimento a pacientes com HIV

Elias Vaz denuncia falta de atendimento a pacientes com HIV

por Michelle Lemes publicado 15/08/2016 14h42, última modificação 15/08/2016 14h42

A Tribuna Popular da Câmara Municipal vai receber, durante sessão nesta terça-feira, às 9h30min, integrantes de ONGs voltadas a pacientes com HIV em Goiânia, a convite de Elias Vaz (PSB). Elas denunciaram ao vereador que portadores da doença que moram na capital não são mais atendidos pelo Condomínio Solidariedade, ligado à Secretaria Estadual de Saúde. O problema começou em fevereiro de 2014, quando a gestão da entidade foi transferida para a Organização Social (OS) Instituto Sócrates Guanaes. O atendimento ficou restrito a pacientes do interior.

Aos moradores de Goiânia restou apenas uma alternativa: o HDT, que não tem atendimento global, como explica o voluntário e idealizador do Condomínio Solidariedade, André Luiz de Melo Santos. “O Condomínio era uma referência para portadores de HIV e eles perderam isso. Lá, a preocupação não é só com as condições físicas da pessoa, mas com o estado geral, é um centro integrado de atenção ao paciente”. A unidade oferece atendimento multidisciplinar, com fisioterapia, odontologia, psicologia, enfermagem e oficinas de artesanato, entre outras atividades.

Segundo André, os pacientes da capital ficaram desassistidos e alguns até estão mudando de endereço para serem recebidos no Condomínio Solidariedade. “Há casos de pessoas que mudaram para cidades próximas, como Aparecida de Goiânia, para conseguir atendimento. O portador de Aids tem uma situação muito vulnerável, precisa realmente de um olhar mais atento do poder público”, afirma.

Elias Vaz diz que o Estado deixou de oferecer o serviço aos pacientes de Goiânia sem entrar em acordo com o Município. "As pessoas não tem opção de local para realizar o tratamento. O Estado simplesmente cancelou o programa de atendimento aos pacientes com HIV sem pactuar com o Município, que não realiza esse tipo de serviço. É preciso rever essa situação e oferecer tratamento digno a esses pacientes. O poder público não está fazendo favor, saúde é direito de todos”, destaca o vereador. (Da Assessoria do Vereador)