Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Elias Vaz denuncia irregularidades na manutenção dos caminhões da Comurg

Elias Vaz denuncia irregularidades na manutenção dos caminhões da Comurg

por Guilherme Machado publicado 13/09/2017 14h06, última modificação 13/09/2017 14h06

O vereador Elias Vaz (PSB) denunciou na sessão plenária desta quarta, 13, irregularidades na contratação de manutenção dos caminhões de coleta de lixo da Comurg. Os problemas vão desde superfaturamento do valor dos serviços e peças, fraude em licitação e a emissão de notas de serviços que não foram realizados. Documentos comprovam que, em oito dias, foram faturados mais de R$4,5 milhões em serviços de manutenção. Em um mês, foram faturados mais de 120 feixes de molas que teriam sido usados para a manutenção de quinze caminhões.

Pregão

Em 2016, foi realizado pregão para a contratação de serviços para a manutenção de 69 caminhões de coleta de lixo. A empresa Cidade Pneus Ltda. ganhou a concorrência com o preço de R$ 12 o valor da mão de obra por hora trabalhada e desconto de 72% sobre a compra de peças originais para a realização dos serviços. Na época, houve um questionamento por parte de empresas concorrentes dizendo que a empresa não conseguiria executar os serviços por esse valor. O Tribunal de Contas do Município chegou a suspender o contrato, mas, em outubro de 2016, autorizou a assinatura do pregão.

Em novembro, quase um mês depois que o TCM validou a contratação da empresa Cidade Pneus Ltda, a prefeitura assina contrato emergencial com a empresa Útil Pneus Ltda - ME para a prestação dos serviços de manutenção, mas dessa vez com o valor de R$85 a mão de obra por hora trabalhada e desconto de apenas 16% nas peças para a realização dos serviços. “A prefeitura desiste de contratar a primeira ganhadora para contratar um serviço quase sete vezes mais caro, além do desconto das peças serem reduzidos drasticamente. Para piorar a situação, nós verificamos que os proprietários da Cidade Pneus e Útil Pneus são historicamente os mesmos”, afirmou o vereador.

Elias acredita que houve um conluio para que os preços fossem contratados com superfaturamento. “O valor do contrato emergencial é absurdo e favorece as mesmas pessoas. Nós acreditamos que uma empresa desiste do processo porque estava com o preço lá embaixo para que a outra ganhe com os preços superfaturados. Fica claro que houve um conluio, o que gerou um prejuízo enorme para os cofres públicos”, ressaltou.

Manutenção

O vereador teve acesso a notas fiscais que compravam que entre 21 e 29 de dezembro de 2016 foram faturados mais de R$4,5 milhões em serviços. Documentos ainda apontam que em Dezembro de 2016 foram faturados mais de 120 feixes de molas traseiros para serem instalados em quinze caminhões. Foi atestada a compra de 28 baterias para serem trocadas em nove caminhões.

Elias Vaz vai entrar com requerimento pedindo que as empresas Cidade Pneus Ltda e a Útil Pneus Ltda se tornem inidôneas e fiquem impedidas de participar de processos licitatórios com a Prefeitura de Goiânia, visto que a Útil Pneus também presta serviço para a Secretaria Municipal de Saúde sob suspeita de irregularidades. O vereador também vai entrar com representação no Ministério Público para denunciar essas irregularidades.

Com informações da assessoria de imprensa de Elias Vaz