Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Elias Vaz propõe criação de comissão para investigar SMT

Elias Vaz propõe criação de comissão para investigar SMT

por joana — publicado 13/02/2017 14h50, última modificação 13/02/2017 17h35
Segundo o vereador, o documento propondo a instalação da CEI já conta com dezoito assinaturas de parlamentares.

O vereador Elias Vaz (PSB) já conseguiu mais do que as 12 assinaturas exigidas pelo Regimento da Câmara Municipal para instalar a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). Até agora, 18 vereadores assinaram o documento e Elias vai pedir a criação da CEI em sessão nesta terça-feira, 14.

O próprio Secretário, Felisberto Tavares, denunciou ao vereador uma série de irregularidades identificadas na SMT. O extenso relatório revela, por exemplo, que, do valor total da arrecadação de multas no ano passado, R$56 milhões, só há comprovação de gastos dentro da previsão legal de R$44 milhões, restando um déficit de R$13 milhões.

Outro problema identificado pelo vereador está no sucateamento da frota. Segundo o relatório, hoje 26 veículos, entre carros e guinchos, estão parados na garagem aguardando reparos. E, apesar de o Município ter gasto nos dois últimos anos cerca de R$200 mil com a manutenção de motocicletas, 42 das 53 unidades da frota da SMT também precisam de reparos.

O sucateamento impede as ações mais básicas, como o controle de trânsito quando os semáforos estão desligados”, diz Elias. Ele informa mais questões a serem investigadas: um único servidor acumula R$14 mil só de quinquênio e há um número alto de agentes em desvio de função.

O vereador também questiona os métodos de pintura da sinalização, que exigem reparos frequentes, e o valor da instalação, manutenção e controle dos semáforos.

Os contratos mantidos pela SMT também chamam a atenção por irregularidades. Além de licitações duvidosas, não há controle pelos funcionários da Secretaria e muitas obrigações das empresas contratadas deixam de ser cumpridas.

(Com informações do gabinete do vereador Elias Vaz)