Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Elias Vaz vai pedir inclusão na pauta de projeto que determina sabatina antes de nomeações

Elias Vaz vai pedir inclusão na pauta de projeto que determina sabatina antes de nomeações

por Guilherme Machado publicado 07/11/2017 14h55, última modificação 07/11/2017 14h55

O vereador Elias Vaz (PSB) vai pedir a inclusão, na pauta da sessão desta quarta-feira, de emenda que estabelece como condição para algumas nomeações no Município a aprovação dos vereadores. A matéria, aprovada no dia 13 de junho pela Comissão Mista, altera o artigo 64 da Lei Orgânica do Município e determina que os indicados para a presidência de órgãos da administração indireta, como agências, companhias e autarquias, passem por sabatina na Câmara Municipal. 

Caso a proposta seja aprovada pela Câmara Municipal, os candidatos à presidência, por exemplo, da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma); Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg); Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC); Agência Municipal de Turismo (Agetul); Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia; Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM) e Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas) vão ser sabatinados pelos vereadores antes de receberem o aval para assumir o cargo. 

Depois da arguição pública, os vereadores devem votar se o indicado pela prefeitura tem condições de assumir o cargo. A aprovação depende de maioria simples. Elias Vaz defende que o projeto permite processo mais transparente de escolha. “A sabatina torna pública a decisão. Acompanhamos com frequência nomeações que atendem a critérios políticos, mas é preciso saber se a pessoa tem condições técnicas de estar à frente daquele órgão. Essa medida pode impedir que pessoas sem o conhecimento necessário assumam funções importantes de administração”, afirma o vereador.

Com informações da assessoria de imprensa de Elias Vaz