Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em comemoração à fundação de Campinas, Câmara de Goiânia transfere Legislativo para o bairro

Em comemoração à fundação de Campinas, Câmara de Goiânia transfere Legislativo para o bairro

por Da Redação publicado 07/07/2021 12h05, última modificação 07/07/2021 12h10
Sessão Plenária Especial será realizada a partir das 8h30 desta quinta-feira, 8, no auditório do Colégio Santa Clara
Em comemoração à fundação de Campinas, Câmara de Goiânia transfere Legislativo para o bairro

Reprodução/ Nina Pimenta

Em comemoração aos 211 anos da fundação de Campinas, a Câmara de Goiânia transfere nesta quinta-feira, 8 de julho, a sede do Legislativo para o bairro. A Sessão Plenária Especial será realizada a partir das 8h30 no auditório do Colégio Santa Clara.

O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), e os secretários da Mesa Diretora, vereadores Anselmo Pereira (MDB) e Juarez Lopes (PDT), assinaram na terça-feira (6), a Portaria que transfere o Legislativo para o bairro. Requerimento de autoria de Anselmo, aprovado nesta quarta-feira (7) pelo Plenário, reafirma a transferência das atividades legislativas, amanhã (8), para o bairro.

O aniversário de Campinas é comemorado em 8 de julho, data da provável chegada, em 1810, dos desbravadores de Minas Gerais e Goiás ao marco zero da fundação do antigo arraial, convertido mais tarde em município de Goiás. Com a fundação de Goiânia, Campinas é incorporado à capital, como bairro.

A comemoração do aniversário de fundação de Campinas foi instituída por meio da Lei Municipal número 8.349, de 14 de dezembro de 2005. Em 2006 e 2008, novas leis municipais (Leis 8.503 e 8.693, respectivamente), instituem a transferência dos Poderes Executivo do Legislativo de Goiânia para o bairro.

"Anualmente, no dia 8 de julho, em comemoração ao aniversário do Bairro de Campinas, a Prefeitura de Goiânia, bem como a Câmara Municipal de Goiânia, funcionarão, simbolicamente, junto à Praça Joaquim Lúcio, em Campinas", afirma a Lei Número 8.693, de 25 de setembro de 2008. A norma também estabelece que, quando o dia 8 de julho for aos sábados ou domingos, a transferência se dará na sexta-feira que anteceder a data.