Em Comissão Mista, emenda parlamentar sugere substituir jamelões por árvores nativas do cerrado
O jamelão, popularmente conhecido como “azeitona-preta” ou “ameixa-preta”, famoso por causar acidentes de trânsito, volta a ser assunto dos goianienses. Com amadurecimento nas árvores, frutos caem no asfalto e tornam ruas e avenidas escorregadias no período chuvoso.
Segundo informações da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), estima-se que existam cerca de nove mil exemplares da espécie espalhados por áreas públicas e por residências na capital. Desde 2021, aproximadamente 761 exemplares já foram removidos; cerca de 200 aguardam aprovação para remoção pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
Diante do cenário, o vereador Leandro Sena (sem partido) apresentou, na última terça-feira (3), na reunião da Comissão Mista da Câmara, emenda ao Plano de Arborização Urbana. Como forma de minimizar riscos à população, o parlamentar propõe substituição de jamelões, de mangubas e de gameleiras por árvores nativas do cerrado.
A emenda recebeu pedido de vista – mais tempo para analisar o caso – dos vereadores Denício Trindade (MDB) e Kátia Maria (PT), além de solicitação do vereador Paulo Magalhães (União Brasil) para substituição também de árvores sete copas.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador Leandro Sena