Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em parceria com a Câmara e rede de voluntários, Aava Santiago inicia programação do mês da mulher

por Da Redação publicado 03/03/2022 17h55, última modificação 04/03/2022 13h18
Com a programação 'Dias Mulheres Virão', vereadora – que também é ouvidora da Mulher na Câmara - e parceiros pretendem ampliar o acesso de mulheres a direitos básicos e incentivar a autonomia feminina em diversas áreas

A partir desta sexta-feira (4), até o fim do mês, o mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB), em parceria com a Ouvidoria da Mulher, a Escola do Legislativo e as Comissões de Direitos Humanos e de Educação da Câmara Municipal de Goiânia e uma rede de voluntários, deflagra a programação "Dias Mulheres Virão", que integra uma série de ações, com o objetivo de fortalecer a luta pela igualdade e contra a violência de gênero, além de assegurar o acolhimento e o acesso de mulheres vulneráveis a direitos básicos e de incentivar o empreendedorismo feminino.

“Com as ações, esperamos fazer reverberar na vida das mulheres atendidas novos sonhos e realizações. Mobilizamos profissionais para atuar em várias frentes de promoção de direitos e da autonomia e independência femininas”, explica Aava.

A programação vai de 4 a 26 de março e envolve uma série de parceiros da rede “Você Não Está Sozinha”, criada pela parlamentar para fortalecer a luta das mulheres. Todas as atividades serão gratuitas e desenvolvidas por colaboradores voluntários, além da equipe do mandato.

Entre os parceiros, estão Defensoria Pública de Goiás; Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana; Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar; UniAraguaia; Colégio Floresta; Coletivo LAR; Polícia Penal do Estado de Goiás; Lucidbag; Associação de Famílias com Crianças com Microcefalia e Outras Malformações por Zikavírus em Goiás (Amiz/GO); Escola de Direitos Humanos; e Valentina Jungmann.

Programação

Dia 4 (sexta-feira) – 14h – Promoção da dignidade menstrual com entrega de absorventes a 55 mulheres encarceradas na Penitenciária de Israelândia, em atendimento à solicitação da Defensoria Pública e de agentes carcerárias que trabalham no local.

Dia 7 (segunda-feira) – 8h30 – Palestra sobre promoção da dignidade menstrual e campanha de arrecadação de absorventes íntimos na unidade do Colégio Floresta, de Senador Canedo.

Dia 8 (terça-feira) – 10h40 – Palestra sobre protagonismo feminino no mercado de trabalho e na política na unidade do Colégio Floresta, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

Dia 9 (quarta-feira) – 13h30 – Curso de capacitação em Identificação e Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica: enfoque jurídico, direcionado a servidores públicos municipais e psicólogas voluntárias da Ouvidoria da Mulher sobre os tipos de violência classificadas pela Lei Maria da Penha, com o objetivo de fortalecer o acolhimento e o apoio a vítimas de violência de gênero. Será realizado no Auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal.

Dia 10 (quinta-feira) – 16h – Entrega de cestas básicas arrecadadas na 2ª edição da Campanha Mães na Cidade a mulheres em vulnerabilidade social.

Dia 19 (sábado) – A partir das 10h – Workshop voltado a mulheres em vulnerabilidade social, com roda de conversa sobre saúde mental, cursos de culinária e de noções básicas e educação financeira e espaço kids. Será no Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Curitiba 2 (Rua JC 22, Qd. 12-A, Lt. 1/15).

Dia 22 (terça-feira) – Lançamento da 3ª edição da Campanha Acolha Uma Mulher – Recrutamento pelas redes sociais de psicólogas na Ouvidoria da Mulher para oferecer cinco meses de psicoterapia gratuita a vítimas de violência de gênero assistidas pela Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana. As voluntárias recrutadas assinarão contrato conforme prevê o Regimento Interno da Câmara.

Dia 26 (sábado) – Lançamento de um serviço de guarda-roupa e consultoria de estilo que vai doar roupas, calçados e acessórios seminovos a mulheres com medida protetiva em situação de vulnerabilidade social. O nome da butique será uma homenagem a Giselle Evangelista Gonçalves, irmã de Michelle Evangelista Gonçalves, que é psicóloga voluntária da Ouvidoria da Mulher. Giselle era advogada, assessora de juíza da vara da infância e juventude e foi vítima de feminicídio em 2018.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora