Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em Sessão Especial, 250 mulheres são homenageadas na 7ª edição do Prêmio Mulher Combativa

por ingrid-fs — publicado 13/03/2020 17h03, última modificação 13/03/2020 17h03

Foto: Marcelo do Vale

Presidida pela vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), a Sessão Especial para a 7° edição do Prêmio Mulher Combativa, realizada anualmente pela Câmara de Goiânia, ocorreu na tarde desta quinta-feira (12), no Plenário Trajano Guimarães, e homenageou 250 mulheres. O prêmio é um momento para prestigiar mulheres goianas que se destacam com sua contribuição nas esferas social, profissional, política e em suas histórias de vida. A solenidade visa reconhecer a luta das mulheres e suas conquistas na sociedade, bem como fortalecer a luta contra o preconceito, a discriminação de gênero e a violência doméstica.

Compuseram a mesa a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB); a ex-deputada estadual Isaura Lemos; o vereador por Aparecida de Goiânia, Wiliam Panda (PCdoB); Natália da Silva Borges, representante do Prefeito Iris Rezende; Lorena Baia, presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO); Jucilene Barros, representante da Federação das Mulheres de Goiás; Ivete Barreto, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Corem-GO); Thaís Falone, presidente da União Estadual dos Estudantes (UNE); e Ludmilla Silva Guimarães, representando Lúcia Vânia, secretária de Desenvolvimento Social (SEDS).

Estiveram presentes, ainda, à Sessão Especial, representantes da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), da Comurg, da Secretaria Municipal de Saúde e do deputado federal Professor Alcides (PP).

Ao se pronunciar na Tribuna, a vereadora Tatiana Lemos afirmou que o Prêmio Mulher Combativa é “um chamado para que as mulheres possam ocupar os espaços, visando a igualdade de direitos, de poder e da tomada de decisões, além da emancipação profissional e pessoal”. Durante sua fala, a parlamentar apontou o contexto histórico que originou os direitos conquistados pelas mulheres ao longo dos anos, relembrando cenários de opressão e violência sofridos no passado. “Os direitos que nós, mulheres, temos atualmente foram conquistados à duras penas, às custas da vida de muitas mulheres como nó, presentes aqui, neste momento”, ressaltou.

Força e representação

As homenagens foram iniciadas com a entrega do Prêmio às jornalistas da Casa. O objetivo, de acordo com a assessoria da vereadora Tatiana Lemos,  foi, além de homenagear, apoiar a categoria devido aos ataques e intimidações recentes, sofridos por profissionais da imprensa durante o exercício de seu trabalho. A professora Miriam Bianca Amaral Ribeiro, também homenageada, fez uso da Tribuna, representando todas as presentes, e destacou, em seu discurso, o cenário político atual e seus impactos, assim como situações que envolvem os direitos civis e sociais das mulheres na contemporaneidade.

“Temos, aqui, mulheres que, em seu cotidiano, lutam por outras mulheres, que lutam por mudanças na sociedade, que lutam por suas famílias, que lutam para se capacitarem, que lutam para terem decisão sobre o seu próprio corpo e que lutam para que nós, mulheres, possamos ter voz dentro da sociedade”, pontuou a ex-deputada Isaura Lemos, em seu pronunciamento. “Estamos em ano eleitoral. É o momento de termos forças contra o desmonte das políticas públicas, de nos colocarmos na política, de tomarmos os espaços e de mantermos a independência diante das nossas decisões”, completou.

Vereador por Aparecida de Goiânia, Wiliam Panda lembrou que, atualmente, o Parlamento Aparecidense é formado apenas por homens. “Em todas as legislaturas, desde a emancipação de Aparecida de Goiânia, tivemos apenas três mulheres eleitas. Essa é a realidade vergonhosa que temos. Contudo, temos mulheres suficientemente capacitadas para ocupar esse espaço, afinal as mulheres são a maioria do eleitorado”, ponderou. O vereador por Aparecida concluiu: “Precisamos agir para mudar essa e outras realidades. Diante da luta das mulheres, nós, homens, devemos apenas nos reservar o direito de apoiar e ajudá-las na defesa de seus direitos”.