Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em Sessão Especial, Fabrício Rosa homenageia militantes antiproibicionistas

Em Sessão Especial, Fabrício Rosa homenageia militantes antiproibicionistas

por Da Redação publicado 25/06/2024 09h05, última modificação 25/06/2024 12h53
Solenidade, que também teve apresentações culturais, foi realizada no último domingo (23), após 13ª Marcha da Maconha de Goiânia
Em Sessão Especial, Fabrício Rosa homenageia militantes antiproibicionistas

Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história de Goiânia, a Câmara realizou Sessão Especial em homenagem a militantes antiproibicionistas, presidida pelo vereador Fabrício Rosa (PT). Além da entrega de 56 Diplomas de Honra ao Mérito, a solenidade também contou com apresentações culturais. “Que bom que a gente enfrentou as pessoas que não têm a mínima compreensão sobre o assunto e querem opinar”, afirmou Fabrício.É preciso homenagear as pessoas que lutam, que são ativistas”, concluiu.

A 13ª Edição da Marcha da Maconha foi realizada na tarde do último domingo (23), com concentração na Praça Universitária. O evento, autorizado desde 2011 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é um movimento social com organização descentralizada e defende mudanças efetivas a respeito da lei de drogas, com regulamentação do uso da maconha.

Em Goiânia, a Marcha é organizada pelo Coletivo Mente Sativa, vinculado à Articulação Nacional das Marchas da Maconha (ANMM).  O Coletivo é composto pela Fundação Mães de Cannabis e pelo Instituto Curando Ivo, tendo como aliado o mandato do vereador Fabrício Rosa.

Já a Semana da Legalização, que antecedeu a Marcha da Maconha, promoveu discussões sobre o julgamento da descriminalização pelo STF e sobre a PEC da Criminalização, em trâmite no Congresso Nacional, além de cine debate, audiência pública, debate sobre a cannabis terapêutica, entre outras atividades.

De acordo com o advogado, ativista e membro organizador do Coletivo Mente Sativa, Felipe Matos, “a luta contra o preconceito e a desinformação sobre o uso da maconha é mais do que necessária em Goiás. Somente com a presença nas ruas, participando da Marcha, com atividades de conscientização e de informação, podemos transformar a sociedade e combater o preconceito”.

Foi neste clima de luta contra o preconceito que a Praça Universitária foi ocupada. Ao todo foram 10 apresentações culturais e a tradicional caminhada saiu, no fim do dia, da Praça Universitária até a Praça Cívica, retornando ao ponto de origem pela Avenida Universitária.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador