Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em Sessão Especial, vereadora Kátia Maria (PT) apresenta relatório sobre 2ª Expedição Rio Meia Ponte

por Da Redação publicado 06/06/2024 17h50, última modificação 07/06/2024 13h54
Evento marcou comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Dados apontam para situação crítica do manancial

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – celebrado anualmente em 5 de junho –, a vereadora Kátia Maria (PT) promoveu, na manhã desta quinta-feira (6), na Câmara de Goiânia, Sessão Especial para apresentar dados referentes à 2ª Expedição Rio Meia Ponte, coordenada por ela em março deste ano. As análises descritas no relatório foram realizadas por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás.

“A situação do Rio Meia Ponte é crítica; tenho alertado isso há tempos”, destacou a vereadora. “A expedição tem sido um grande instrumento de análise e de monitoramento do rio e ajuda o poder público a tomar medidas para que possamos salvá-lo, assegurando o abastecimento de água para a população goianiense”, acrescentou.

A 2ª Expedição Rio Meia Ponte foi realizada entre 20 e 22 de março e percorreu quilômetros do manancial, dentro do município de Goiânia. Pesquisadores desceram de barco e por terra colhendo amostras da água e do solo, observando também a fauna, a flora e pontos de degradação ambiental.

No relatório apresentado pela vereadora Kátia constam 31 pontos de assoreamento, dois aterramentos, nove erosões lineares, quatro erosões fluviais, um rompimento de manilha e duas atividades impactantes não urbanas (pivôs de irrigação e mineradora). “Isso mostra como ainda estamos virando as costas para o Meia Ponte”, afirmou a parlamentar.

Alerta

O Rio Meia Ponte é um dos mais importantes de Goiás, responsável pelo abastecimento de água de grande parte da Região Metropolitana da capital. Nasce na Serra do Brandão, em Itauçu, e abrange mais de 30 municípios ao longo dos quase 500 quilômetros até sua foz, no Rio Paranaíba, no município de Cachoeira Dourada. Estima-se que cerca de 50% da população goiana utilize as águas do rio para uso doméstico e para atividades como criação de animais, irrigação e indústrias.

Atualmente, a vazão do Meia Ponte está em nível de alerta, por estar abaixo de nove mil litros por segundo. A situação faz com que a secretária estadual de Meio Ambiente, Andrea Vulcanis, afirme, em declarações públicas, que a crise hídrica em Goiás, em 2024, será a mais crítica dos últimos anos.

“Temos de acabar com essa história antiga de falar que tudo que não presta ‘joga no Meia Ponte’”, ressaltou Kátia. “Temos de abraçar o rio e fazer dele não só uma importante fonte de abastecimento de água para nossas casas, indústrias, comércios e lavouras, mas também para que ele volte a ser um lugar de lazer e de contemplação”, concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora