Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Emilson Pereira pede ensino de xadrez em escolas

Emilson Pereira pede ensino de xadrez em escolas

por Guilherme Machado publicado 13/07/2018 16h45, última modificação 13/07/2018 16h45

Projeto de lei apresentado por Emilson Pereira (Podemos) estimula a oferta do ensino do jogo de xadrez em todas as escolas da capital. Caso vire lei, as escolas terão o ano letivo em que ela for sancionada para incluírem o ensino de xadrez na grade curricular, que poderá ser oferecido em matéria específica ou dentro de outras disciplinas, como Educação Física, Matemática, Geografia e História.

Do ponto de vista pedagógico, a prática desse esporte estimula pelo menos cinco capacidades de desenvolvimento cognitivo: raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo; organizar uma variedade de elementos para uma finalidade; imaginar concretamente situações futuras próximas; prever prováveis consequências de atos próprios e alheios; e tomar decisões vinculadas às resoluções de problemas.

“A importância de aprendizagem e prática do xadrez na infância e na adolescência vem sendo comprovada por várias pesquisas”, afirmou o vereador. “O xadrez responde uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal escolar. Com o oferecimento do xadrez, as escolas vão dar aos alunos condições de melhorarem o desempenho nas demais disciplinas, bem como desenvolver o raciocínio rápido e o cálculo preciso, bem como estimular a imaginação e a criatividade, sendo, portanto, um instrumento de suporte pedagógico às demais matérias.”