Emilson Pereira pede que academias tenham kits de primeiros socorros
Academias de ginástica, musculação ou similares poderão ser obrigadas a manterem kits de primeiros socorros em local de visível e de fácil acesso a funcionários e frequentadores. É o que pede o vereador Emilson Pereira (Podemos) em um projeto de lei (nº 2019/73) apresentado por ele durante a sessão plenária desta terça-feira (12). “Trata-se de um projeto que objetiva a proteção à saúde e integridade física dos alunos e atletas que treinam nas academias, uma vez que nesses ambientes existe um considerável risco de lesão advindo de eventual acidente com algum maquinário, peso ou equipamento”, explica ele.
O kit deverá conter algodão, fita microporosa, atadura elástica, uma caixa de comprimidos de ácido acetilsalicílico 500 mg, uma caixa de comprimidos de paracetamol 500 mg, compressa de gaze, bolsa térmica gel quente-frio reutilizável, uma caixa de anti-histamínico, um frasco de água oxigenada, um antidiarreico, um termômetro, um oxímetro de pulso, um par de luvas de látex descartáveis e aparelho para aferir a pressão arterial.
Os estabelecimentos serão responsáveis por monitorar os prazos de validade dos produtos, assim como manter as condições de conservação e armazenagem. Os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.