Emilson Pereira propõe distribuição gratuita de absorventes
Emilson Pereira (Podemos) apresentou nesta quarta (11) um projeto de lei (nº 2019/438) que prevê a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em centros de saúde, hospitais e escolas da rede pública. A ideia é fruto dos alunos do projeto Politizar Goiânia, programa de extensão universitária desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com os Poderes Legislativos, que ocorre durante o mês de dezembro na Câmara.
O vereador considera que “a medida é indispensável nos hospitais para assegurar o bem-estar e a devida higiene das pacientes, bem como evitar preocupações com a aquisição do produto, já que ele estará disponível gratuitamente”.
“Como presidente da Comissão de Direitos da Criança e Adolescente da Câmara, tenho acompanhado de perto as alunas junto às escolas municipais, especialmente as localizadas nos bairros da periferia de Goiânia, onde constatei a existência de grande evasão escolar por parte das alunas que estão em período menstrual”, acrescenta.
Ele explica que muitas jovens abandonam as escolas quando começam o período menstrual ou faltam às aulas, numa média de cinco dias por mês durante a menstruação. “Isso significa que essas estudantes perdem em média 45 dias de aulas por ano, com óbvias consequências para o processo educacional e de socialização delas.”