Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Empresa de pedágio é alvo de críticas e cobranças de vereadores da Capital

Empresa de pedágio é alvo de críticas e cobranças de vereadores da Capital

por silvana — publicado 29/06/2017 15h40, última modificação 29/06/2017 15h40
Legislativo cria Comissão Especial para averiguar falta de cumprimento de contrato no que tange a obras, na Capital, que já deveriam estar prontas e nem foram iniciadas pela empresa Triunfo Concebra, que opera pedágios das BRs 153/060

O recente aumento das tarifas cobradas pela Empresa Triunfo Concebra nas BRs 153 /060 gerou questionamento por parte dos parlamentares do Legislativo de Goiânia que criticaram a falta de contrapartida da empresa em obras  previstas no Contrato. A questão foi levantada na sessão de ontem, 28,  pelo vereador Alysson Lima (PRB) que repudiou a noticia do aumento do valor cobrado nas praças de pedágio operadas pela Triunfo. O vereador Anderson Sales-Bokão, voltou a criticar a empresa por não abrir o acesso da Vila Romana à BR 153, já cobrada por ele, várias vezes.

Na sessão de hoje, 29, Alysson e o vereador Elias Vaz (PSB) apresentaram requerimento pedindo ao presidente da Casa, Andrey Azeredo (PMDB) que instaure uma Comissão  Especial formada por parlamentares, para apurar os termos contratuais firmados pela Empresa que não estão sendo cumpridos. O requerimento foi assinado por todos os vereadores presentes à sessão e terá 60 dias prorrogáveis para apurar a atuação da empresa.

Segundo Alysson, “o aumento não se justifica, uma vez que a Empresa Triunfo Concebra recebeu a rodovia totalmente duplicada e em ótimas condições, com asfalto de qualidade. A Câmara tem o dever de cobrar  as obras previstas para o município e investigar o por quê de não estarem sendo construídas. É preciso apurar tudo que está estipulado como contrapartida pela cobrança do pedágio, justificou.

Já Elias lembrou que entre as obras a serem contempladas está construção de um viaduto próximo ao Aeroporto, “que já deveria estar pronto e sequer foi iniciado,” e também de outros   previstos entre Aparecida de Goiânia e a Capital. Elias afirmou ainda constar do contrato, a efetivação do anel viário, retirando o tráfego de veículos pesados do trecho urbano da BR 153 que corta a Cidade.

CRONOGRAMA

Já o vereador Carlin Café (PPS) cobrou da Agência Nacional de Transportes Terrestres- ANTT e também à Concebra- Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil, o cronograma para execução do elevado da Avenida Bela Vista/BR 153 , no trecho conhecido como viaduto do Parque das Laranjeiras.  “Não se justifica o aumento que ultrapassou 25%, sem o início das obras que foram amplamente anunciadas,” afirmou o vereador.

Café alega que o tráfego em toda a extensão da BR entre os setores Vila Redenção, Jardim da Luz, Jardim Bela Vista e adjacências piorou após a  concessão da rodovia à CONCEBRA, que além de fechar acessos, jogou o trânsito para vias que não suportam o movimento, principalmente nos horários de pico.

A Comissão terá o vereador Alysson Lima como presidente e além de Elias Vaz (PSB) e Carlin Café (PPS) terá ainda como membros,  os vereadores Delegado Eduardo Prado (PV), Jorge Kajuru (PRP), Felisberto Tavares (PR) e Sabrina Garcêz (PMB).