Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Empresária fala sobre Economia Exponencial na Câmara

Empresária fala sobre Economia Exponencial na Câmara

por joana — publicado 03/08/2017 13h05, última modificação 03/08/2017 14h06

Convidada pelos vereadores Jorge Kajuru (PRP) e Lucas Kitão (PLS), a jornalista e empresária Ady Patrícia Azevedo fez uso da Tribuna Popular na manhã desta quinta-feira, 3, para falar sobre Economia Exponencial. Trata-se de práticas internacionais, originadas na Austrália, que quebram paradigmas como apego à hierarquia, à centralização de poder e de conhecimento. São novas formas de lidar com velhas questões, dando novos sentidos a velhos conceitos. Projeto propondo políticas públicas neste sentido foi apresentado pelos vereadores responsáveis pelo convite à empresária.

Em sua fala, Ady Patrícia registrou que são quatro os tipos de Economia Exponencial: criativa, cooperativa, compartilhada e de multivalor. “Estas práticas geram trabalho e renda. As atividades previstas não são poluentes, possuem inovação tecnológica e são vinculadas às características regionais e locais. Estes tipos de economia promovem a inclusão social, reforçando a cidadania e promovendo a diversidade”.

Projeto em tramitação

Em julho deste ano, Kajuru e Lucas Kitão apresentaram ,na Câmara Municipal ,projeto de lei que estabelece políticas públicas para incentivo das economias exponenciais. Em tramitação, a proposta visa apoiar empresas e organizações, programas, projetos que atuam em todos os ramos e segmentos que sejam baseados no potencial dos recursos criativos para gerar crescimento econômico e desenvolvimento. De acordo com a matéria, os setores prioritários a serem beneficiados serão: Arquitetura, Design de Interiores, de Produtos Gráfico e Editorial, Expressões Culturais, Artes Visuais, Cênicas, Dança, Música, Produção Audiovisual, Tecnologia da Informação, Engenharias de Hardware e Software; Comunicação, Moda, Gastronomia, Turismo e Produção de alimentos orgânicos.

O assunto, prevê o projeto, será disseminado por meio de estudos, pesquisas, discussões e incentivo das economias criativa, colaborativa e compartilhada para o fortalecimento das potencialidades econômicas de Goiânia.