Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Empresas concessionárias do município terão que prestar contas semestralmente

Empresas concessionárias do município terão que prestar contas semestralmente

por marcos — publicado 01/08/2019 14h38, última modificação 01/08/2019 14h38

Texto produzido pela assessoria do vereador Andrey Azeredo

Dois projetos de autoria do vereador Andrey Azeredo foram sancionados nesta semana pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Um deles determina à Agência de Regulação de Goiânia (ARG) que apresente semestralmente, em sessão no plenário da Câmara, relatórios detalhados sobre as atividades das empresas concessionárias do município, como Saneago e Metrobus, entre outros.

De acordo com o vereador, ao abrir as “caixas-pretas” destas empresas, será possível alavancar a qualidade de determinados serviços oferecidos à população, como fornecimento de água (Saneago) e o transporte coletivo (Metrobus), já que será possível o acesso aos dados reais destas empresas concessionárias.

As apresentações destes relatórios deverão ocorrer sempre nos meses de junho e dezembro de cada ano, e neles devem estar planilhas detalhadas de custos, metas, cronograma de investimentos, grau de satisfação, entre outros itens. “Já é obrigação da ARG fiscalizar as concessões. Agora, passa a ter o dever de informar a nós, vereadores, para que tenhamos todas as condições de, aqui na Câmara, também acompanhar e fiscalizar o trabalho destas empresas e discutir melhorias em tempo hábil e não apenas na época em que se reajusta a tarifa do transporte coletivo, por exemplo”, explica Andrey.

Para o vereador, a aprovação deste projeto também é sinônimo de “mais transparência” no trato da coisa pública. “O serviço prestado por essas empresas nada mais é do que a extensão do Estado e do município que estão lá prestando esse serviço, e que deve ser entregue com qualidade a tempo e a hora, com eficiência e pontualidade”, enfatiza.

IDOSOS

O segundo projeto sancionado por Iris obriga os estabelecimentos comerciais em Goiânia a darem prioridade no atendimento aos idosos com 80 anos ou mais. Andrey lembra que existe lei que oficializa a preferência daqueles que têm 60 anos ou mais. “O que ocorre é que, a partir de agora, na Capital, haverá a prioridade ‘dentro’ da prioridade”, explica. “Há muitos idosos em idade avançada que têm algum tipo de limitação. Precisamos assegurar-lhes respeito e dignidade”, resume.