Sugerido por Kitão, equipamento que elimina ar do hidrômetro é aprovado na CCJ
O vereador Lucas Kitão (PSL) teve aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) matéria que obriga a concessionária de abastecimento de água de Goiânia, a Saneago, a instalar dispositivo que elimine o ar na medição do consumo de água.
“O sistema de abastecimento de água é acionado por meio de redes pressurizadas de bombeamento o que normalmente acabam gerando bolsões de ar na tubulação da rede e com isso os hidrômetros registram a passagem de água e ar indistintamente gerando um ônus impróprio de pagamento pelo ar quando o consumidor acredita pagar apenas pela água consumida”, explica o vereador.
Ele informou que já existe equipamento capaz de bloquear o ar do registro nos hidrômetros de forma a não interferir no funcionamento do hidrômetro, além de não oferecer perigo, conforme testes realizados na Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Minas Gerais.
A matéria proposta pelo parlamentar estabelece que o equipamento seja acoplado aos hidrômetros já existentes ou inseridos nos novos hidrômetros a serem instalados na cidade num prazo de um ano após a aprovação da lei.