Escolas municipais podem ter coleta de material para reciclagem
Em última votação, os vereadores aprovaram projeto de lei prevendo o programa Ecoescola, serviço de coleta de resíduos sólidos nas unidades da rede municipal de ensino que promoverem a separação de resíduos para a reciclagem. A proposta é da vereadora Cristina Lopes (PSDB) e deverá ser implantada a partir de convênios com o setor privado. “Para fazerem o transporte do material, entidades e empresas precisarão ter as devidas licenças fornecidas pelo poder público, de forma a evitar riscos para o meio ambiente e assegurar o reaproveitamento dos resíduos”, argumenta.
Os interessados também precisam firmar um termo de cooperação com a Prefeitura de Goiânia, a partir do compromisso de repassar o material recolhido a cooperativas de reciclagem. Caberá ao poder público dar ampla visibilidade ao Programa e conferir a empresas e entidades conveniadas o Selo de “Empresa Amiga do Ecoescola”.
Para virar lei, o projeto agora depende da sanção do prefeito. “Além de garantir meios para dar destino adequado aos resíduos, o Programa terá o papel de desenvolver junto aos estudantes a cultura da reciclagem”, justifica Cristina Lopes.
Com informações da assessoria de imprensa de Cristina Lopes