Especial Dia da Mulher
Por mérito e força de trabalho, não é à toa que elas chegaram até aqui. A partir de suas particularidades, elas se mantêm firmes no objetivo de contribuir com a história do outro no trabalho diário de atuação parlamentar e em suas vidas privadas no exercício nada fácil de ser mulher.
A Câmara Municipal de Goiânia reconhece e parabeniza pelo trabalho fundamental na vida pública de todas as vereadoras e mulheres, assim como também luta pela igualdade de direitos e respeito às diferenças. Porque lugar de mulher é principalmente na política e, sobretudo, onde mais ela quiser.
Em nome das cinco vereadoras que compõem o legislativo goianiense, a Câmara estende essa homenagem à todas as servidoras desta Casa de Leis.
Cristina Lopes Afonso (Dra.Cristina), do PSDB, foi a segunda vereadora mais votada nas eleições de 2016, com 9.114 votos. Em seu segundo mandato consecutivo, ela afirma que seu trabalho tem como meta seguir na luta por uma cidade mais justa, buscando garantir que o dinheiro público seja revertido em serviços eficientes e acessíveis a todos.
Nasceu em 10 de novembro de 1965 na cidade de Cianorte, Paraná. É graduada em Educação Física e Fisioterapia, com especialidade em Dermato-funcional. Por mais de 20 anos, foi chefe do Serviço de Saúde Referência em Queimadura em Goiás. Ajudou a fundar o Núcleo de Proteção aos Queimados, a Liga Acadêmica de Queimaduras em Goiânia, a Sociedade Brasileira de Queimaduras, a Federação Latino-Americana de Queimaduras e o curso de Fisioterapia da Eseffego, onde deu aulas por 15 anos.
Na Câmara de Goiânia, ocupa a presidência da Comissão das Pessoas com Deficiência e Necessidades Especiais e integra as Comissões Mista, do Trabalho, de Direitos Humanos, de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente.
Léia Klebia Araújo e Vieira (Leia Klébia), do PSC, nascida em 24 de setembro de 1981, é goianiense, moradora do Jardim Mirabel há 16 anos, casada e mãe do pequeno Jorge Vitor. Léia é pedagoga, pós-graduada em métodos e técnicas de ensino e desde a infância em Campinas já demonstrava vocação para servir e ajudar ao próximo.
Na adolescência, liderava grandes grupos de jovens com eventos e intercâmbios que ela mesma organizava na região Sudoeste.
Como professora, Léia explica que pôde acompanhar de perto os déficits no âmbito educacional e se preparar para, junto à Câmara Municipal de Goiânia, assumir a frente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de trazer mais atenção ao tema em Plenário.
Léia Klebia foi eleita com 3.367 votos pelo PSC.
Priscilla Norgann de Sousa Rocha (Priscilla Tejota), do PSD, nasceu em Goiânia em 14 de outubro de 1983 e, desde a adolescência, viu despertar seu interesse em ajudar à população por meio da atuação política e social, através do voluntariado. Ela coordena o grupo Heróis da Alegria que desenvolve ações em comunidades carentes, escolas, igrejas e ONGs.
É casada e mãe de dois filhos Daniel e Davi. Foi a partir do casamento que ela adotou socialmente o nome Priscilla Tejota.
É graduada em Relações Internacionais pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC) e em Gestão de Órgãos Públicos pela Uni-Anhaguera.
Eleita com 4.807 votos pelo PSD, Priscilla diz que assume vaga na Câmara Municipal de Goiânia com o objetivo de “ampliar o trabalho social que já desenvolve e levar para a casa de leis os assuntos que interessam ao desenvolvimento social da capital”.
Sabrina Garcêz Henrique da Silva, (Sabrina Garcêz) do PMB é a vereadora mais jovem da Capital, com 27 anos. Ela entra pra história da Câmara Municipal de Goiânia ao ser a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça.
Advogada e mestranda em Direito Constitucional, iniciou a trajetória política ainda na adolescência quando acompanhou de perto a carreira da mãe Cida Garcez, que também já foi vereadora por Goiânia.
Em seu primeiro mandato na Câmara, defende o projeto Mãe Crecheira, que é uma alternativa apresentada para as mães que não conseguem vagas em Cmeis.
Eleita com 7.233 votos, Sabrina Garcêz é presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB) em Goiânia. Sabrina afirma que a luta pela igualdade de direitos é uma constante em sua vida. “Queremos ser mulher sem receber qualquer tipo de represália”, afirmou indicando que, em seu mandato, vai trabalhar em defesa dos direitos das mulheres.
Filha do casal de políticos Euler Ivo e Isaura Lemos, Elenira Tatiana Lemos Vieria Chadud (Tatiana Lemos), do PCdoB, nasceu em 28 de dezembro de 1978 em plena selva amazônica, durante a Ditadura Militar. Veio para Goiânia após a anistia dos país, em 1980.
É graduada em Comércio Exterior e pós-graduada em Marketing. Passou a interessar pela política em 1991, quando participou da formação do Movimento de Luta pela Casa Própria, juntamente com seus pais.
Hoje, filiada ao PCdoB, Tatiana Lemos exerce o terceiro mandato de vereadora, eleita com 4.418 votos. É vice-presidente da Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano e integrante das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Direitos Humanos e Cidadania. Entre seus projetos em defesa da mulher, apresentou este ano um que isenta as mulheres vítimas de violência doméstica de pagar passagem no transporte coletivo.
Por meio dessas mulheres de garra, fibra, determinação e de grande importância para o legislativo e a população goianienses, a Câmara Municipal de Goiânia presta sua mais respeitosa homenagem a todas as servidoras da Casa que contribuem para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns, mulheres!