Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Ex-presidentes do Imas depõem na Cei das Contas da Prefeitura

Ex-presidentes do Imas depõem na Cei das Contas da Prefeitura

por joana — publicado 28/06/2017 17h20, última modificação 28/06/2017 17h20
Ex-presidentes do Imas depõem na Cei das Contas da Prefeitura

Foto: Francisco Carvalho

Dois ex-presidentes do Instituto Municipal de Assistência à Saúde (Imas), Lauro Belchior e Denício Trindade, prestaram depoimentos nesta quarta-feira, à Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga as contas da prefeitura. A reunião foi realizada na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia.

Presidida pelo vereador Zander Fábio ( PEN), a CEI tem como membros, além do presidente, os vereadores Jorge Kajuru ( PRP), relator; Priscilla Tejota (PSD), Jair Diamantino ( PSDC), Oséias Varão (PSB), Tiãozinho Porto (Pros) e Kleybe Morais (PSDC).Não compareceram à oitiva de hoje Priscilla Tejota ( em função de problemas de saúde) e Oséias Varão, que alegou “problemas pessoais”. Proposta por Jorge Kajuru, a comissão tem o objetivo de investigar possíveis irregularidades vinculadas ao déficit de mais de trinta milhões mensais e dívidas contraídas no período de 2008 a 2016, nas gestões de Iris Rezende e Paulo Garcia.

Primeiro depoente, Lauro Belchior ocupou a presidência do Imas em 2007 e dirigiu o Instituto de Previdência do Servidor Municipal (IPSM) até o ano de 2013. Ao ser questionado por Kajuru sobre uma investigação do Ministério Público que pediu, em caráter de urgência o bloqueio de dezoito milhões da conta da prefeitura em razão de dívidas junto ao Imas, Lauro Belchior disse desconhecer o assunto. “Se o Ministério Público detectou alguma irregularidade durante a minha gestão, eu deveria ter sido acionado”, afirmou. Sobre aplicações financeiras feitas em sua gestão, disse que as mesmas são decididas por um conselho e não pelo presidente, informando que o Ministério da Previdência realizou uma devassa no IPSM em 2013 e concluiu que todas as aplicações no mercado financeiro estavam de acordo com as normas legais. De acordo com Belchior, as saídas para as dívidas do IPSM estão no parcelamento das mesmas e na transferência de áreas públicas.

Ex-vereador e atual presidente do Ceasa, Denício Trindade foi presidente do Imas de 21 de setembro de 2007 a 4 de abril de 2008. Informou aos presentes que neste curto período de sua gestão conseguiu atender à maior demanda feita pelos prestadores de serviços ao Imas, que foi diminuir o prazo de 130 para 75 dias para o pagamento das faturas de serviços prestados na área da saúde.

Durante a oitiva, Kajuru solicitou que a Comissão ouça novamente o ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Previdenciária (CNAP), sobre “dezessete questionamentos “ a Lauro Belchior. O relator da CEI também disse que “chegou ao seu conhecimento informações de um servidor do Imas de que documentos do instituto foram queimados. Mas esta investigação vai ao fundo para esclarecer todos os fatos”.