Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Ex-secretário de Finanças depõe na CEI das Contas da Prefeitura

Ex-secretário de Finanças depõe na CEI das Contas da Prefeitura

por joana — publicado 12/04/2017 16h52, última modificação 12/04/2017 16h52

Ex-secretário de Finanças de Goiânia no período 2005-2012, Dário Campos foi ouvido pela Comissão Especial de Inquérito que investiga as contas da Prefeitura de 2009 a 2016. Presidida por Zander Fábio ( PEN) a reunião foi realizada nesta quarta-feira, 12, às 14h30, na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia e contou com as presenças dos vereadores Jorge Kajuru (PRP), relator da CEI; Jair Diamantino (PSDC), Edson Automóveis (PMN) e Oséias Varão (PSB).

Respondendo aos questionamentos feitos pelos presentes, Dário Campos afirmou que no período em que comandou a secretaria de Finanças, nunca deixou de repassar os recursos de créditos consignados como tem acontecido mais recentemente. Afirmou também que, ao deixar o cargo em 2012, a “situação financeira da Prefeitura era infinitamente melhor do que aquela encontrada em 2005”. Sobre a aplicação de fundos previdenciários no mercado financeiro, afirmou que esta decisão cabe ao Conselho que segue normas do Instituto de Previdência e que existe a determinação de que estes recursos sejam aplicados somente no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

Oséias Varão disse que por ser uma empresa pública dependente – sem receita própria – a folha de pagamento dos servidores da Comurg precisa ser contabilizada como despesas com pessoal pela Prefeitura de Goiânia. Caso contrário, é uma afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por sua vez, Zander Fábio informou que irá exigir da Presidência da Câmara a contratação dos serviços de uma assessoria jurídica, econômica e contábil, além de uma auditoria externa, para que a Comissão possa realizar seu trabalho de forma eficaz.

As próximas oitivas previstas pela Comissão são as seguintes:

Dia 17 – Paulo Rassi e Fernando Machado – ex-secretários municipais de Saúde;

Dia 19-Jeoválter Correia Santos ( ex-secretário de Finanças) e Sebastião Ferreira Leite ( ex-secretário de Planejamento e Habitação);

Dia 24 – Márcia Carvalho e Neyde Aparecida da Silva – ex-secretários de Educação.

Todas as reuniões serão realizadas às 14h30, na Sala das Comissões.