Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Ex-secretários de saúde não atendem convocação da CEI das Contas da Prefeitura

Ex-secretários de saúde não atendem convocação da CEI das Contas da Prefeitura

por joana — publicado 10/04/2017 16h39, última modificação 10/04/2017 16h39
Ex-secretários de saúde não atendem convocação da CEI das Contas da Prefeitura

Foto de Francisco Carvalho

Convocados pela Comissão Especial de Inquérito que investiga as contas da prefeitura de Goiânia- período 2009-2016, os ex-secretários municipais de Saúde Fernando Machado e Paulo Rassi não compareceram à reunião da CEI realizada na tarde desta segunda-feira, 10. Presidida por Zander Fábio (PEN), a Comissão cumprirá o rito legal, ou seja, promover mais duas tentativas de convocação. No caso de serem frustradas estas tentativas, a Comissão solicitará a condução coercitiva dos convocados.

Realizada na Sala das Comissões, a reunião contou com as presenças dos vereadores membros da CEI, Jorge Kajuru (PRP), que é o relator; Oséias Varão (PSB), Priscilla Tejota (PSD) e Jair Diamantino (PSDC). Também presentes o vereador Izídio Alves (PR) e técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios.

Inicialmente, Jorge Kajuru comunicou duas ações de sua autoria. Na primeira, solicita ao prefeito Iris Rezende a exoneração do atual presidente da Comurg, Denes Pereira, e do diretor administrativo da Companhia, Ormando Pires. O vereador afirma que a Lei Federal 13.303 não permite que dirigentes de empresas públicas possuam quaisquer vínculos políticos partidários nos últimos trinta e seis meses anteriores as suas respectivas nomeações. Denes é presidente do PRTB e Ormando foi candidato a vereador nas últimas eleições.

A outra ação comunicada por Kajuru foi o questionamento junto ao Ministério Público sobre uma licitação de mais de onze milhões de reais para compras de peças da empresa Mega Trucks. Também de autoria do vereador do PRP, foi apresentado requerimento para a convocação do ex-secretário municipal de Finanças, Cairo Peixoto.

Juntos, Priscilla Tejota e Kajuru apresentaram requerimento verbal pedindo a quebra dos sigilos bancário e fiscal, além da evolução patrimonial, dos ex-secretários Jeoválter Correia, Fernando Machado e Paulo Rassi.

Zander Fábio informou aos participantes ter entrado com ação no poder judiciário, solicitando a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos dirigentes do sindicato dos trabalhadores na Comurg, nos últimos oito anos.

Na próxima quarta-feira, 12, a CEI convocou para oitivas o ex e o atual secretário municipal de Finanças, Jeoválter Correia e Oséias Pacheco, respectivamente. A reunião será as 14:30 horas na Sala das Comissões.