Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Executivo tem aprovado projeto que torna atividades religiosas como essenciais

Executivo tem aprovado projeto que torna atividades religiosas como essenciais

por Quezia de Alcântara publicado 11/05/2021 12h30, última modificação 11/05/2021 12h33

Matéria de iniciativa do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) que torna atividades religiosas como essenciais durante pandemias, no município de Goiânia, foi aprovada pelo plenário, por unanimidade. Pelo projeto, tanto as atividades individuais de atendimento quanto as coletivas como cultos, missas e outras, poderão ser realizadas durante o estado de calamidade pública ter sido decretado na capital.

A justificativa do Executivo é que “a espiritualidade tende a ser um recurso importante para muitas famílias, podendo contribuir no enfrentamento aos desafios da vida, na adaptação e na resiliência às perdas”.

Outro argumento apresentado é que “nos casos em que a família menciona ter uma fé, é possível identificar uma mitigação do medo quanto ao presente, e das incertezas quanto ao futuro já que as experiências religiosas acompanham a família na adaptação quanto ao acometimento pela doença”.

VETO

Com teor semelhante, o projeto de lei do vereador Dr. Gian (MDB), que reconhece como essenciais as atividades religiosas em tempos de crises ocasionadas por moléstias ou catástrofes naturais, aprovado pelo plenário em 3 de fevereiro deste ano, foi vetado pelo prefeito. O veto foi analisado na sessão de hoje, 11, e foi mantido pela maioria, seguindo a análise dos procuradores, de que a matéria invade a esfera do Executivo.

Frente Vacina para Todos