Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Felisberto propõe substituição de carteira de vacinação por cartão eletrônico

Felisberto propõe substituição de carteira de vacinação por cartão eletrônico

por Patrícia Drummond publicado 25/10/2018 15h37, última modificação 25/10/2018 15h37
Felisberto propõe substituição de carteira de vacinação por cartão eletrônico

Foto: Wictoria Jhefany

O vereador Felisberto Tavares (PR) apresentou nesta quinta-feira (25). na Câmara, projeto de lei que institui, em Goiânia, o cartão de vacinação eletrônico na rede municipal de saúde. De acordo com a proposta, o cartão não substituirá a carteira de vacinação física em vigência. A ideia é que os dados referentes à vacinação, a partir da aprovação da matéria, sejam salvos eletronicamente em um banco dados, por qualquer Unidade de Saúde da Capital com acesso à rede mundial de computadores – Internet.

“Trata-se de projeto de lei que dispõe sobre a informatização do sistema, visando aprimorar o conhecimento sobre a estratégia de vacinação no Município”, esclarece Felisberto Tavares. O vereador destaca que a carteira de vacinação é documento obrigatório para garantir o acesso de trabalhadores a benefícios sociais e para ingresso e permanência de crianças e adolescentes na escola. “Este projeto de lei facilitará a vida dos cidadãos que, muitas vezes, perdem o cartão de vacinas e acabam se imunizando repetidamente da mesma enfermidade. A carteira eletrônica, portanto, reduzirá os gastos públicos com vacinação indevida”, argumenta.

O parlamentar goianiense destaca que a Secretaria de Saúde está remodelando todo o seu sistema, com o objetivo de diminuir os problemas enfrentados, especialmente na emissão de autorizações e procedimentos. “Seria apenas mais um item (a acrescentar no sistema), beneficiando o controle tanto da Secretaria quanto do cidadão”, reitera Tavares.