Festival Villa Mix deverá fazer parte do calendário de eventos do município
Depois de muita polêmica, os vereadores aprovaram hoje, em última votação, projeto de iniciativa do vereador Thiago Albernaz (PSDB) que institui no calendário oficial de eventos da Capital, o Festival VILLA MIX, a ser comemorado anualmente na primeira semana do mês de Julho. A matéria foi colocada em votação na sessão da quinta feira da semana passada e gerou muitas discussões, com vereadores se posicionando a favor e outros contrários à iniciativa que acabou não sendo votada porque o tempo regimental da sessão se esgotou.
O autor da proposta, Thiago Albernaz defendeu a festa lembrando que no ano passado, foi realizada a 5ª Edição do Festival, “um evento que já se tornou tradição, atraindo grandes artistas, personalidades e turistas de todo o país, afirmou. O vereador alegou ainda que o grande número de pessoas que participam do festival valoriza os artistas goianos, já que boa parte dos cantores sertanejos são naturais ou residentes em Goiânia.”
Thiago afirmou ainda que a última edição do festival foi certificado como o maior do mundo, pelo Guinness BooK e, cerca de 1,5 mil pessoas trabalharam na montagem da estrutura que ocupou uma área de 2,724m² e contou com um grande público não só de goianienses mas, de pessoas de vários estados brasileiros.
Outros vereadores também defenderam a realização do Festival lembrando os benefícios gerados. Segundo Zander Fábio (PEN/BLOCO), a sede da empresa realizadora do evento, fica em Goiânia e isso gera recursos para a Cidade e, além dos mais de mil empregos diretos, o município também é beneficiado pelas divisas advindas da movimentação dos hotéis, bares e restaurantes, afirmou.
CRÍTICAS
Alguns parlamentares lembraram que o evento gera também muitos transtornos como caos no trânsito, lixo, sujeira, barulho na vizinhança, menores embriagados, grande incidência de furtos e roubos, além de outras violências e também o tráfico de drogas, como afirmou o vereador e policial rodoviário federal, Felizberto Tavares (PR).
Na semana passada, a vereadora Cida Garcêz (PMN) também criticou a proposta de Thiago, alegando os transtornos advindos do evento e Djalma Araújo (Rede) usou a Tribuna da Casa para criticar a iniciativa de Albernaz e defender a realização de eventos que valorizem os artistas goianos de um modo geral, não só os sertanejos. O vereador afirmou que não é contra a realização do Festival VILLA MIX mas, contra a inclusão da festa no calendário oficial de eventos do município, justificou.