Plenário aprova distribuição gratuita de bomba extratora de leite materno
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quinta-feira (12), projeto de lei (PL 232/2023) que torna obrigatória a distribuição gratuita de bomba extratora de leite materno para lactantes, pela Rede Municipal de Saúde.
Autora da proposta, a vereadora Léia Klebia (Podemos) destaca o papel fundamental da bomba de extração de leite materno para melhorar a qualidade de vida de mulheres que amamentam. "De acordo com especialistas, além de importante aliada na manutenção de uma alimentação mais saudável dos bebês, a bomba funciona como alternativa para mães que não conseguem manter uma rotina de amamentação após a licença-maternidade", afirmou.
Ainda segundo a parlamentar, a distribuição da bomba extratora estimulará a amamentação por mais tempo e a doação de leite materno, já que a utilização do extrator favorece o aumento na produção de leite.
O leite materno representa a melhor fonte de nutrição para bebês, além de ser a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuição das taxas de mortalidade infantil – capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, conforme o Ministério da Saúde.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).