Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Frente Parlamentar apresenta relatório de inspeção do Rio Meia Ponte

Frente Parlamentar apresenta relatório de inspeção do Rio Meia Ponte

por silvana — publicado 21/11/2017 15h00, última modificação 21/11/2017 16h47

O presidente da “Frente Parlamentar de Proteção, Conservação e Recuperação do Rio Meia Ponte”, vereador Gustavo Cruvinel (PV), apresentou aos colegas, na sessão desta terça-feira, 21, o relatório de inspeção aérea realizada no trecho urbano do Rio Meia Ponte.  A vistoria contou com o suporte e parceria do Corpo de Bombeiros  para o sobrevoo e foi acompanhada  pelo Delegado do Meio Ambiente, Luziano de Carvalho e também do vereador Lukas Kitão (PSL) secretário da Frente.

A apresentação ao Plenário foi feita através de um vídeo que mostra  as agressões sofridas pelo maior manancial que corta Goiânia. O vereador afirmou aos demais parlamentares, que "baseado em informações já levantadas sobre essas agressões, ficou constatada na vistoria,  vários problemas, como lançamento de resíduos de indústrias no leito do rio, insuficiência no tratamento de esgoto, desmatamento de matas ciliares e desvio do curso entre outros. Tudo isso, alertou Cruvinel, apenas na região do município de Goiânia.”

O vereador lembrou que embora esses problemas já sejam  conhecidos, é importante documentar, para respaldar os trabalhos a serem desenvolvidos pela Frente Parlamentar. “Não podemos resolver todas as questões, mas, vamos reunir todos os setores envolvidos, para cobrar agilidade na fiscalização e resolução dos problemas verificados.”

Poluição

Cruvinel , adiantou que o próximo passo da Frente será a inspeção por  terra, para levantar os pontos mais críticos e,  em seguida,  será realizada uma Audiência Pública com os responsáveis pela fiscalização, para discutir as ações que devem ser implementadas  de imediato  para resolver o problema da poluição industrial. “A Frente tem uma missão muito importante, disse Gustavo lembrando que a crise hídrica que Goiânia viveu neste ano é reflexo dos problemas enfrentados pelo nosso rio. Temos que agir agora para não ter que passar pela mesma situação no próximo ano”.

O  vereador, que  também preside  a Comissão de Meio Ambiente da Câmara cita como ações positivas realizadas pela Comissão, através de Audiências Públicas,  a  revitalização do Lago do Parque Cascavel, a implantação de educação ambiental no Parque Macambira e a retomada da Coleta Seletiva.

Além do presidente, Gustavo Cruvinel, a Frente Parlamentar de Proteção, Conservação e Recuperação do Rio Meia Ponte é formada ainda pelos vereadores  Paulo Magalhães (PSD), vice presidente; Lukas Kitão (PSL), Secretário ; Emilson Pereira (PTN);  Delegado Eduardo Prado (PV) e Sabrina Garcês (PMB).