Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico inicia trabalhos

Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico inicia trabalhos

por Guilherme Machado publicado 06/02/2020 15h45, última modificação 06/02/2020 15h44

A reunião de instalação da Frente Parlamentar para Geração de Emprego e Renda, Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, da Câmara Municipal de Goiânia, foi realizada, nesta quarta-feira, 05 de fevereiro. A Frente foi criada e também é liderada pelo vereador Andrey Azeredo (MDB), que fez a abertura dos trabalhos logo se colocando a disposição dos presentes para solucionar demandas que estão em nível municipal e dizendo que a Frente será importante instrumento para o desenvolvimento socioeconômico da Capital. 

Participaram do encontro, o vereador Tiãozinho Porto (Pros); o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Goiânia, Geovar Pereira; o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiânia (AJE), Marcus Siekierski; o vice-presidente da Associação dos Empresários da Rua 44, Sérgio de Souza; a integrante do grupo Mulheres do Brasil Núcleo Goiás, Raphaela Castro; a representante do Sebrae-Goiás, Elaine Moura de Souza; a professora da UFG, Suellen Mara de Lima; a representante do Ecossistema Goiano de Inovação pelo Programa Inovativa Brasil – Aceleração de Startups, Sara Buzaim; além do chefe de gabinete da vereadora Leia Klébia (PSC). 

Segundo o vereador Andrey Azeredo, a razão da frente é a alta demanda por empregos em Goiânia. “Mais do que criar vagas, manter as vagas em aberto não tem sido fácil para os empresários. Assim, a Frente foi criada para resolver questões e buscar alternativas para modernizar a legislação municipal.” Ele enumerou ações como fomento ao empreendedorismo, diversificação da economia e facilitação à inovação. Dentre as questões que mais incomodam os empresários, segundo ele, estão os tributos. Já a principal demanda é simplificar e facilitar o pagamento deles. 

O vereador Tiãozinho Porto destacou a importância dos participantes na reunião. “Nós temos a preocupação, mas vocês têm os dados reais, do dia a dia. Queremos somar com vocês para que possamos melhorar”, disse. 

Gerar vagas para os mais jovens, estimular a nova economia e fomentar o empreendedorismo são os objetivos da AJE Goiânia, segundo o presidente da entidade, Marcus Siekierski. Em rápidas palavras ele afirmou que vê na Frente possibilidades muito promissoras para este perfil de goianienses. 

A representante do grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Goiás, Raphaela Castro comprovou com dados que as mulheres são as que mais empreendem no Brasil. “Porém, a maior parte desse empreendedorismo feminino é por necessidade e não por oportunidade, como seria ideal”, afirmou. 

Comércio de rua

O presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira, explicou que o trabalho da entidade que representa é prioritário na geração de emprego. “Estamos buscando cases de sucesso de avenidas de comércio que foram revitalizadas, em vários pontos do País, para aplicar as melhores iniciativas em Goiânia. Uma das nossas primeiras metas é a Avenida 24 de outubro”, frisou. Segundo ele, é preciso valorizar e beneficiar o comércio de rua, uma vez que seus reflexos se estendem em vários segmentos. “Conto muito com a Frente, vamos trabalhar juntos para mudar o cenário atual do comércio de rua em Goiânia”. 

O vice-presidente da Associação Empresarial da Rua 44, Sérgio de Souza, enumerou que hoje há 22 mil bancas e, nos fins de semana, mais de 300 ônibus de todo o País chegam à região. “Precisamos de mais estrutura para receber os clientes, não temos condições de receber todos bem e com conforto. Para isso contamos com a Frente para nos ajudar nessa luta”. 

Revitalizar os mercados do Centro de Goiânia, dar dignidade aos moradores de rua e solucionar a situação dos ambulantes, principalmente na Avenida Anhanguera, são as principais demandas elencadas pelo presidente da Associação Comercial e Industrial do Centro de Goiânia e Adjacências (ACIC) Uilson Alcantara Manzan Júnior, durante a reunião. O que corrobora com a opinião dos demais líderes de revitalizar o Centro de Goiânia. 

Nova economia

A professora Suelen Mara de Lima, enfatizou que a universidade tem muito a contribuir com os projetos. “A UFG, ciente das modificações das formas de trabalho, criou no ano passado o primeiro curso de inteligência artificial do país. Além disso, tem o Centro de Empreendedorismo e Inovação onde são feitos estudos sobre o mercado de trabalho, encuba empresas e dispõe o conhecimento para a sociedade. Estamos dispostos e queremos contribuir com a Frente”, ressaltou. 

Sara Buzaim, membro do Ecossistema Goiano de Inovação pelo Programa Inovativa Brasil – Aceleração de Startups, disse que a Frente terá papel importante na aproximação entre empresas tradicionais e conceitos inovadores. A representante do Sebrae-GO, Elaine Moura de Souza, explicou que essa iniciativa é uma oportunidade de aprimorar e modernizar as leis da Capital, integrar plataformas da iniciativa privada e prefeitura, além das inúmeras parcerias que podem ser formadas. Diretor Contábil da AJE Goiânia, Thiago Vasconcelos, teve uma participação importante na reunião e contribuiu com sugestões para futuras ações da Frente. 

Andrey finalizou a reunião dizendo que a Frente será decisiva para acelerar a resolução de questões junto a prefeitura e contribuirá para transformar a realidade socioeconômica de Goiânia.

Texto e foto da assessoria de comunicação do vereador Andrey Azeredo