Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Frente Parlamentar faz balanço positivo da 1ª Semana de Proteção aos Animais

Frente Parlamentar faz balanço positivo da 1ª Semana de Proteção aos Animais

por joana — publicado 24/08/2017 11h07, última modificação 24/08/2017 11h07
Frente Parlamentar faz balanço positivo da 1ª Semana de Proteção aos Animais

Foto de Marcelo do Vale

“Um evento que atingiu plenamente os seus objetivos”. Assim resumiu a vereadora Priscilla Tejota (PSD), ao encerrar a 1ª Semana de Proteção Animal que aconteceu na Câmara Municipal de Goiânia, nos últimos dias 21, 22 e 23 desta semana. A realização esteve a cargo da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais (FPDDA). Durante três dias, o poder legislativo recebeu a visita de cerca de mil crianças, dezenas de Organizações Não-Governamentais (ONGs) que cuidam de animais abandonados, protetores independentes de animais, autoridades municipais ligadas à saúde e meio ambiente, representantes da Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), Tribunal de Contas dos Municípios e Ministério Público.

De acordo com Priscilla, “o objetivo maior foi alcançado: conseguimos dar visibilidade à questão da causa animal, inserindo o poder legislativo no debate da necessidade de promover mudanças culturais em nossa forma de tratar os animais. Traçamos uma agenda positiva com ações que possam trazer resultados efetivos. Centenas de crianças compareceram às palestras sobre a guarda responsável, o respeito aos animais e atividades lúdicas desenvolvidas em parcerias com entidades como os Terapeutas da Alegria. Conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de ração que serão distribuídas às ONGs, realizamos o debate sobre políticas públicas a serem implementadas pelo município, assim como a fiscalização para o cumprimento das leis já existentes. Outro ponto importante foi a constatação da necessidade de mobilização dos vereadores para que os projetos de leis que estão tramitando na Câmara sejam agilizados em suas votações. Foi um marco histórico na cidade e abriu o debate de conscientização contra os maus tratos e o abandono dos animais”.

A vereadora anunciou que o evento será realizado a cada seis meses pela FPDDA. “Esta foi a primeira de uma série de outras semanas que virão, com o aprimoramento das ações e a ampliação do leque de participações de parcerias e de toda a sociedade organizada”, concluiu, lembrando que foi autorizado pelo senador Wilder Morais recursos no valor de R$ 300 mil reais em emendas parlamentares para a aquisição do castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos.

Presidida por Priscilla Tejota , a frente parlamentar tem como membros os vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Cabo Senna (PRP), Carlin Café (PPS), Cristina Lopes (PSDB), Elias Vaz (PSB), Jorge Kajuru (PRP), Paulo Magalhães (PSD), Sabrina Garcêz (PMB), Tatiana Lemos (PCdoB), Tiãozinho Porto (Pros), Welington Peixoto (PMDB) e Zander Fábio ( PEN).