Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Frente Parlamentar promove a 1ª Semana de Proteção Animal

Frente Parlamentar promove a 1ª Semana de Proteção Animal

por Quezia de Alcântara publicado 15/08/2017 10h59, última modificação 15/08/2017 10h59

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais de Goiânia (FPDDA) realizará de 21 a 23 de agosto, na Câmara Municipal, a 1ªI Semana de Proteção Animal. O evento vai promover a integração entre a população, representantes de ONG’s, protetores independentes, entidades de classe e poder público para discutir políticas que fomentem o bem estar animal.

“A Semana de Proteção Animal é o começo de uma história que pode gerar ações que mudem a realidade animal. A educação pelo poder público é o primeiro passo para o respeito e carinho que os animais merecem receber do homem. Algumas pessoas acham absurdo o fato de existir uma frente parlamentar para esse assunto. Nós defendemos o respeito aos animais, não apenas os cães e gatos. Até porque, quanto menos animais abandonados nas ruas, maior será a prevenção de surtos de raiva, leptospirose, ancilostomose, toxoplasmose e infestações por pulgas e carrapatos. Doenças que comprometem o bem estar dos animais e de toda a população”,declara a vereadora Priscilla Tejota, presidente da FPDDA.

CONSCIENTIZAÇÃO

Nos dias 22 e 23 de agosto, crianças de escolas municipais vão participar, no auditório Jaime Câmara, de palestras lúdicas que abordam a guarda responsável e o animal comunitário, aquele animal que, apesar de não ter tutor definido e único é adotado por grupos específicos de pessoas que têm a responsabilidade de cuidar de um ou mais animais, sem necessariamente levá-los para casa. Essas pessoas precisam oferecer todas as condições para que os animais tenham uma vida saudável, sendo que os animais são castrados, vacinados e microchipados. Ou seja, o animal estabelece com a população do local onde vive vínculos de dependência e manutenção. A meninada ainda vai interagir em um “quiz” de perguntas e respostas sobre os temas abordados nas palestras.

ARRECADAÇÃO DE RAÇÃO

Durante a Semana de Proteção Animal, a Câmara Municipal vai se tornar um grande ponto de arrecadação de ração. Todo o material arrecadado será distribuído entre as ONG’s e protetores independentes cadastrados no site da FPDDA (www.fpdda.com). “Hoje, em Goiânia, existem muitas entidades e protetores independentes que cuidam dos animais com seriedade e prudência. Em contrapartida, é preciso tomar cuidado com os acumuladores, aquelas pessoas viciadas em pegar animais na rua e colocar dentro de casa sem nenhum critério e sem nenhuma condição de cuidar do bichinho”, explica Priscilla. Os vereadores convidam toda a população para doar, pelo menos, um quilo de ração durante a Semana de Proteção Animal. Alguns protetores precisam de até 500 quilos de ração por mês para conseguir alimentar os animais que estão sob a sua responsabilidade, além de medicamentos e material de higiene.

MESA REDONDA

No dia 23 de agosto, a partir das 15h, os vereadores vão se reunir com representantes das ONG’s, com protetores independentes e entidades de classe ligadas à causa animal para, juntos traçarem uma agenda positiva com ações que possam trazer resultados efetivos. Serão convidados representantes do Ministério Público Estadual, Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMMA), Agência Municipal do Meio Ambientes (AMMA), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade Objetivo, Universidade Paulista (UNIP), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Secretária Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião, vai haver uma descentralização do conhecimento sobre os animais e suas necessidades básicas, bem como os cuidados para com eles. Nesse sentido, a intenção é criar um instrumento que contribua para a diminuição dos mitos relacionados à proteção animal, criar espaços de reflexão e atuar na formação de agentes multiplicadores capazes de alterar a relação dos seres humanos com o meio onde vivem e seus animais.

Participam da frente parlamentar os vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Cabo Senna (PRP), Carlin Café (PPS), Cristina Lopes (PSDB), Elias Vaz (PSB), Jorge Kajuru (PRP), Paulo Magalhaes (PSD), Priscilla Tejota (PSD), Sabrina Garcêz (PMB), Tatiana Lemos (PCdoB), Tiãozinho Porto (Pros), Welington Peixoto (PMDB) e Zander Fábio (PEN). (Informações da assessoria da FPDDA).