Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Funcionários públicos municipais terão programa de preparação para aposentadoria

por Guilherme Machado publicado 23/02/2021 16h20, última modificação 23/02/2021 16h20

Foto: Francisco Carvalho

Matéria (PL nº 274/2019) de autoria do presidente da Câmara, vereador GCM Romário Policarpo (Patriota), que institui um programa de preparação para aposentadorias aos funcionários públicos do município, foi aprovada nesta manhã, durante a sessão plenária.

O programa consiste na realização de um curso de orientação abordando temos como aspectos psicológicos e familiares na aposentadoria; cuidados com a saúde; importância de atividades físicas e reeducação de hábitos; planejamento pessoal e profissional pós-aposentadoria; e aspectos previdenciários.

O curso será obrigatório para todos os trabalhadores estatutários e celetistas em condições de se aposentar nos próximos 12 meses, cujos processos estejam ratificados ou não.

O objetivo, segundo o vereador, é minimizar os impactos da ruptura do trabalho, dando suporte ao servidor nessa fase de transição para uma nova etapa de vida, a aposentadoria. “Embora desejado por muitos, o término de uma carreira profissional sempre traz diferentes problemas em termos de adaptação e de reorganização da vida. Passada a euforia das primeiras semanas, muitos aposentados apresentam sentimento de vazio, desorientação, depressão e inadaptação à rotina familiar. Portanto, é necessária uma preparação para enfrentar as mudanças acarretadas pelo fim de um ciclo e início de outro”, explica o vereador.