Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Gabriela Rodart realiza Sessão Solene para homenagear Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil nesta sexta-feira

por Da Redação publicado 03/03/2022 14h50, última modificação 04/03/2022 12h31

A vereadora Gabriela Rodart (DC) realizará nesta sexta-feira (4), às 17 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia, uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais de saúde, voluntários, casas de apoio, grupos da sociedade organizada e familiares de pacientes, em lembrança ao Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil.

Segundo a parlamentar, o objetivo é expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias, além de conscientizar a população goianiense sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, são esperados 4.310 novos casos da doença entre pacientes do sexo masculino e 4.150 entre mulheres, para cada ano do triênio 2020-2022, tornando o câncer infantojuvenil a principal causa de morte por doenças em crianças e adolescentes (0 a 19 anos).

Para a vereadora, a data merece ser rememorada pelo fato de cânceres em crianças e adolescentes ainda possuírem causas desconhecidas. “Graças aos progressos significativos das pesquisas clínicas e dos tratamentos, temos hoje algo em torno de 80% de crianças e adolescentes que podem ser curados. No entanto, para que isso aconteça, os pacientes precisam ser diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados”, afirma.

Entre os convidados da Sessão Solene, estão o presidente da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), Dr. Cláudio Francisco Cabral; a representante dos familiares de pacientes infantis, Patrícia Rosa Costa; a fundadora e diretora do Grupo de Voluntários Medicócegas, Janda Nayara Costa Babulal; o coordenador do Grupo Alegria, Robert Trajano; o fundador e diretor do Núcleo Esperança, Valber Barreto; o representante das crianças que venceram o câncer, Guilherme França Reges; a diretora da Associação de Apoio às Vítimas de Câncer no Estado de Goiás (AAVCEG), Flávia Belchior da Silveira; a representante da Casa de Apoio São Luiz, Polliana Costa Silva; e a representante dos voluntários individuais, Delza Maria Pereira dos Santos.

A sessão terá transmissão pelo canal da Câmara no YouTube (tvcamaragyn) e será aberta para quem quiser participar, de forma remota ou presencialmente.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora