Gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19
A inclusão das gestantes e puérperas no grupo prioritário da campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) em Goiânia. Esta é uma proposta do vereador Ronilson Reis (Podemos) apresentada no plenário da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (20/04).
O crescente número de gestantes contaminadas pela Covid-19 e o agravamento do quadro clínico são fatores que motivaram Ronilson Reis (Podemos) a apresentar o projeto. Ele explica que o Brasil, atualmente, ocupa o primeiro lugar em mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por COVID-19 no mundo, e que, diariamente, até mesmo em Goiânia, há casos de gestantes que perderam a vida na luta contra a doença, conforme noticiado na imprensa.
"É um preocupação crescente e não podemos agravar ainda mais. Mulheres grávidas estão perdendo a vida. Precisamos dar uma resposta urgente", afirma Ronilson. Ele observou, ainda, que o risco aumentado às gestantes e puérperas está relacionado à imunodeficiência relativa associada a adaptações fisiológicas durante o período da gravidez.
Com base em uma pesquisa realizada por enfermeiras e obstetras brasileiras ligadas ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), à Universidade Estadual Paulista (Unesp), à Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a maior parte das complicações decorrentes da COVID-19, que acarretam óbitos e consequências graves para as pacientes, ocorrem durante o estado puerperal. (da Assessoria do parlamentar).