Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / GESTÃO ASSOCIAÇÃO DA SANEAGO É APROVADA NO PLENÁRIO

GESTÃO ASSOCIAÇÃO DA SANEAGO É APROVADA NO PLENÁRIO

por lucas-ff — publicado 10/03/2016 11h50, última modificação 20/04/2016 08h46
O plenário confirmou relatório de Djalma que impede terceirização e subdelegação da gestão da empresa pública.

Com as galerias lotadas de servidores da Saneago, o plenário aprovou hoje (10) em primeira votação, por maioria de votos, o projeto que permite a gestão associada da empresa de saneamento com a Prefeitura.

O relator do projeto na CCJ, Djalma Araújo (Rede) ressaltou que o projeto aprovado garante que a empresa não será privatizada, pois ficou assegurado que continue como empresa pública. Já, Cristina Lopes (PSDB) ressaltou a inclusão dos trabalhadores no Conselho de Saneamento a ser criado com a nova lei.

Um dos votos contrários foi o do vereador Paulo Magalhães (SDD). Ele advertiu que a população não foi ouvida apesar de terem sido feitas diligências e audiência pública. Contou que no município de Rio Verde a Saneago terceirizou o serviço, hoje sob a responsabilidade da Odebrechet e que o serviço não está sendo feito com qualidade. “Pra que pressa em aprovar esse projeto? Faltam ainda seis anos para encerrar o atual contrato”, questionou na tribuna adicionando que o projeto, mesmo aprovado pode vir a ser vetado pelo Executivo.

Em defesa do projeto, Elias Vaz (PSB) contou que foram ouvidos diversos setores da sociedade inclusive o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg), que sugeriu as emendas feitas pela relatoria. Cristina Lopes acrescentou que é fundamental que a concessão seja renovada porque necessita receber recursos, visto que a capacidade de investimento da Saneago está esgotada. Geovani Antônio e Thiago Albernaz (ambos do PSDB) foram unânimes em acusar “oportunismo político” daqueles que se colocaram contrários à matéria.

O líder do prefeito na Casa, Carlos Soares (PT) declarou que o Executivo concorda com a emenda que garante que a Saneago continue empresa pública e adiantou que vai propor na comissão temática, a do Trabalho e Servidor Público a correção feita na relatoria e que retirou a representação da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) no Conselho de Saneamento, que tem a função de fiscalizar as ações da empresa. Djalma retirou o representante da AMMA e acrescentou mais três representantes: um da UFG, um da Associação das Donas de Casa e um do Stiueg.

A matéria segue para a comissão do Trabalho e Servidores Públicos cujo presidente é o vereador Divino Rodrigues (Pros). Anselmo (PSDB), que preside a Câmara solicitou agilidade para que na próxima semana o projeto possa ser levado para a última votação em plenário. (Quézia Alcântara)