Gestão da saúde em Goiânia será discutida durante audiência pública na segunda-feira, 29
Na próxima segunda-feira (29), a partir das 14 horas, será realizada na Câmara Municipal de Goiânia uma audiência pública para tratar da gestão da saúde em Goiânia. A audiência, que foi proposta e será promovida por Andrey Azeredo (MDB), tem como principal objetivo discutir como administrar as ações da saúde na capital diante dos atos implementados pelo governo federal que, segundo o vereador, comprometem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão debatidas as ações implantadas em Goiânia nos últimos dois anos. A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, foi convidada para o evento como uma das debatedoras.
Um dos exemplos de comprometimento dos recursos para o SUS é a emenda Constitucional 95/2016 que reduz os gastos nas áreas sociais por 20 anos. Além desta, há também a proposta de emenda constitucional (PEC) do Pacto Federativo, que trata da desvinculação de receitas e despesas do orçamento governamental, o que, para o vereador, compromete o funcionamento do SUS.
“O SUS que está comprometido há décadas e a situação piora a cada ano. O maior sistema de saúde gratuito do mundo precisa de reforço financeiro e de uma profunda melhoria na gestão, que passa pela otimização dos gastos, extinção da corrupção e adoção de medidas de controle mais eficazes”, afirma.
Andrey Azeredo reforça que sugestões, propostas e críticas construtivas serão bem-vindas na audiência. “Precisamos encontrar soluções para melhorar o que temos, aproveitando ferramentas já que possuímos. Não adianta nada criticar sem apontar uma forma de melhorar e isso é o que buscamos.”
Texto da assessoria de comunicação do vereador Andrey Azeredo