Goiânia poderá ter “Ônibus rosa” nos horários de pico
Zander Fábio (PEN) quer que as empresas de transporte coletivo ponham nas ruas de Goiânia o que seu projeto chama de “Ônibus rosas”, veículos destinados exclusivamente ao transporte de mulheres. Ele afirma que o objetivo é tornar o transporte público mais digno, confortável e seguro para as mulheres.
“Infelizmente ainda vivemos numa cultura retrógrada e machista que permite aos homens se aproveitarem da precariedade do transporte público para submeter mulheres a práticas delituosas ofensivas a sua dignidade e intimidade”, diz Zander.
O projeto do vereador determina que a porcentagem de ônibus rosas em relação ao total da frota e os horários oferecidos nas linhas deverão ser estabelecidos pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC - RMTC). Os veículos exclusivos não poderão ser inferiores a 30% da frota e deverão atender prioritariamente de segunda à sexta, nos horários de pico: das 5h às 8h, das 11h às 14h e das 17h às 20h.
Os ônibus devem ser inteiramente pintados na cor rosa, com o aviso de são exclusivos para o transporte de mulheres, e devem ser dirigidos preferencialmente por motoristas do sexo feminino. Segundo o projeto, a única exceção para o sexo masculino são os meninos de até 14 anos que estiverem acompanhados de suas mães ou mulheres responsáveis.
As usuárias do transporte coletivo poderão optar livremente por utilizar os ônibus mistos sempre que quiserem e elas não poderão pagar tarifa mais cara por andar nos veículos exclusivos.
As penalidades definidas para as empresas, caso descumprirem a proposta de lei, vão desde multa até a proibição de contratar com o município pelo prazo de cinco anos.