Goiânia terá Semana de Conscientização, Prevenção e Controle do Diabetes
A “Semana de Conscientização, Prevenção e Controle do Diabetes”, proposta de Delegado Eduardo Prado (PV), foi aprovada em segunda e última votação na sessão ordinária desta quarta, 7, pelos vereadores da Câmara Municipal de Goiânia. A matéria segue para a sanção do prefeito Iris Rezende. Após este ato, o evento passará a fazer parte do Calendário Oficial.
Todo mês de novembro, na semana do dia 14 – em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes – a Prefeitura deverá realizar campanhas educativas para informar e conscientizar a população da importância da prevenção e controle do diabetes, além de promover debates e palestras, especialmente dentro das escolas.
Um levantamento realizado em novembro de 2012 pelo Ministério da Saúde apontou que o diabetes matou quatro vezes mais que a Aids e superou também o número de mortos em acidades de trânsito no Brasil. Em 2010, ano que iniciou a coleta de dados para a análise em 2012, cerca de 54 mil pessoas morreram por consequência direta do diabetes, outros 68,5 mil morreram de outras doenças, como câncer e problemas cardíacos, que tinham o diabetes como fator associado, o que grava o quadro dessas enfermidades.
“A educação é a melhor forma de prevenção do diabetes”, afirma o vereador. “Ele é uma situação perpétua, dinâmica e variável para o diabético, que deve conhecer a sua doença, suas causas, efeitos e riscos imediatos e a longo prazo.”