Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Guarda Civil Metropolitana sugerirá medidas para maior segurança de edifícios públicos

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 11/04/2023 11h30, última modificação 11/04/2023 14h22
De autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), projeto estabelece condições para atuação da GCM

Em segunda votação, o Plenário da Câmara aprovou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (11), projeto de lei (PL 435/2017) para pronunciamento da agência da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia sobre medidas necessárias – a serem adotadas pela Prefeitura – à segurança e à defesa de edifícios públicos.

"Nosso projeto visa prever, promover e implementar mecanismos de proteção ao patrimônio público municipal e de seus usuários. Ou seja, trata-se de uma proposta de alto alcance social e de enorme relevância para a cidade e sua comunidade", afirmou a autora da matéria, vereadora Sabrina Garcez (Republicanos).

Ainda segundo a parlamentar, "a sensação de insegurança da população goianiense é crescente. Então, é um absurdo que agentes fiquem na guarda de edifícios e de bens em detrimento de estarem nas ruas em rondas e em auxílio à polícia. Isto é, ajudando a melhorar a segurança do cidadão deste município".

O texto estabelece condições para atuação da GCM – situação da segurança do edifício; existência de muro para dificultar ação de invasores, vândalos e marginais; facilidade de transposição, entre outras.

Espaço infantil

Também em segunda votação, o Plenário aprovou outra proposta (PL 214/2019) de Sabrina Garcez, para criação do Programa Espaço Infantil Noturno, voltado ao atendimento à primeira infância na capital.

"A comunidade escolar acha importantíssimo o espaço, em decorrência da demanda, especialmente por pais que trabalham e não têm como cuidar de filhos menores. Garantia não só às crianças, como aos pais ou responsáveis. Portanto, há necessidade de que o município crie condições para acolhimento humano e social", concluiu a vereadora.

Os projetos serão encaminhados para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).