Guardas civis metropolitanos poderão entrar gratuitamente em eventos culturais e esportivos
Foi aprovado em segunda e última votação projeto de lei de autoria dos vereadores Jair Diamantino (PSDC) e Anselmo Pereira (PSDB) garantindo a entrada gratuita de guardas civis metropolitanos (GCMs) em eventos culturais e esportivos, bastando que apresentem a identidade funcional.
Os autores justificam que o projeto garante a igualdade entre os agentes de segurança pública, pois os policiais civis e militares já têm o benefício. “Desde o advento da lei 13.022 de 2014, a competência das Guardas Civis Metropolitanas foi ampliada, o que fez essas corporações a ter verdadeiro papel de ‘polícia municipal’, tendo a função de não só mais preservar bens e o patrimônio público, mas também colaborar com a segurança pública como um todo”, explica Anselmo Pereira.
“Com este projeto, ensejamos corrigir esta disparidade e oferecer aos GCMs o mesmo direito que para os outros existe. Assim, estaremos valorizando estes profissionais e, indiretamente, trazendo benefício para a coletividade”, finaliza Jair Diamantino.